casa | | Informação em Saúde > | câncer | câncer de próstata
Que estudos mostram que a cirurgia aumenta a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata?
Vários estudos demonstraram que a cirurgia pode aumentar a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata. Aqui estão alguns exemplos:
*
Ensaio de intervenção versus observação do câncer de próstata (PIVOT) :Este estudo comparou a prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata) à espera vigilante em homens com câncer de próstata localizado. Os resultados mostraram que a prostatectomia radical foi associada a uma redução significativa no risco de morte por cancro da próstata, com uma taxa de sobrevivência de 10 anos de 82% para os homens que foram submetidos à cirurgia, em comparação com 67% para os homens que optaram pela espera vigilante.
*
Estudo do Grupo Escandinavo de Câncer de Próstata (SPCG)-4 :Este estudo comparou a prostatectomia radical com a radioterapia externa em homens com câncer de próstata localizado. Os resultados mostraram que a prostatectomia radical foi associada a uma redução significativa no risco de morte por cancro da próstata, com uma taxa de sobrevivência de 15 anos de 82% para os homens que foram submetidos à cirurgia, em comparação com 66% para os homens que receberam radioterapia.
*
O Estudo Europeu Randomizado de Rastreio do Cancro da Próstata (ERSPC) :Este estudo comparou o rastreio do cancro da próstata com exame rectal digital (DRE) e teste do antigénio específico da próstata (PSA) com nenhum rastreio em homens com mais de 50 anos. do cancro da próstata, com uma taxa de sobrevivência aos 13 anos de 84% para os homens que foram rastreados, em comparação com 73% para os homens que não foram rastreados.
Esses estudos fornecem evidências de que a cirurgia pode aumentar a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata. No entanto, é importante ressaltar que a decisão de se submeter ou não à cirurgia para câncer de próstata é complexa e deve ser tomada em consulta com um profissional médico qualificado.