casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata

Como a terapia hormonal trata o câncer de próstata

A terapia hormonal, também chamada de terapia de privação androgênica (ADT), é um tratamento comum para o câncer de próstata. Funciona reduzindo os níveis de hormônios chamados andrógenos, como a testosterona, no corpo. Os andrógenos são necessários para o crescimento das células cancerígenas da próstata, portanto, a redução dos seus níveis pode ajudar a retardar ou interromper o crescimento do câncer.

Existem vários tipos de terapia hormonal, incluindo:

* Agonistas do hormônio liberador do hormônio luteinizante (LHRH): Esses medicamentos atuam bloqueando a produção do hormônio luteinizante (LH), responsável por estimular os testículos a produzir testosterona.
* Antiandrogênios: Essas drogas funcionam bloqueando os efeitos dos andrógenos nas células cancerígenas da próstata.
* Estrogênios: Esses medicamentos atuam reduzindo os níveis de andrógenos no corpo e também podem inibir o crescimento de células cancerígenas da próstata.
* Orquiectomia: Este procedimento cirúrgico envolve a remoção dos testículos, que são a principal fonte de testosterona no corpo.

A terapia hormonal pode ser usada como tratamento primário para o câncer de próstata ou pode ser usada em combinação com outros tratamentos, como cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. O tipo de terapia hormonal melhor para um determinado paciente dependerá do estágio e do tipo de câncer de próstata, bem como da saúde geral do paciente.

A terapia hormonal pode ser um tratamento eficaz para o câncer de próstata, mas também pode causar efeitos colaterais, como:

* Ondas de calor
*Perda da libido
* Disfunção erétil
* Fadiga
* Ganho de peso
* Osteoporose
* Aumento do risco de doenças cardíacas

Esses efeitos colaterais geralmente são controláveis ​​e podem desaparecer após a conclusão do tratamento. No entanto, é importante conversar com seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais que você sentir, pois ele poderá ajustar seu plano de tratamento para reduzi-los ou eliminá-los.

A terapia hormonal pode ser um tratamento que prolonga a vida do câncer de próstata e também pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. Se você está considerando a terapia hormonal, converse com seu médico sobre os benefícios e riscos potenciais do tratamento.