Pergunte ao seu médico sobre o exame de toque retal (DRE) , se você tem 50 anos ou mais. O seu médico irá examinar o reto por qualquer irregularidade na próstata. Este método não será capaz de detectar pequenos tumores.
2
Pergunte ao seu médico sobre um teste de antígeno prostático específico , se você se sentir desconfortável com um exame retal digital. O teste de PSA quantifica a quantidade de proteína no sangue. Os níveis de PSA elevados estão associados a um risco aumentado de cancro da próstata . Note-se que o teste de PSA não é tão preciso.
3
Não entre em pânico se o seu DRE ou PSA volta positivo . Ambos os testes têm altas taxas de falso-positivos . Você precisa de vários testes de acompanhamento para confirmar que você realmente tem câncer.
4
Tenha uma ultra-sonografia transretal , se o seu PSA ou DRE é positivo. Isso ajuda a identificar as áreas que podem ser canceroso na próstata.
5
Tenha uma biópsia da próstata , se o seu nível de PSA é maior do que 4 ng /mL. Os resultados da biópsia pode dizer com mais certeza se você tem câncer de próstata.
6
Se você tem um histórico familiar de câncer de próstata , você pode querer começar a triagem aos 45 anos .