recuperação da cirurgia de próstata envolve o risco de sangue na urina, dor ao urinar e infecção. Infecções do trato urinário ou de incisão são incomuns e tratável com antibióticos. Dor ao urinar e sangue na urina são os efeitos colaterais mais comuns da cirurgia de próstata e, geralmente, desaparecem ao fim de algumas semanas de cirurgia. Muitos pacientes de cirurgia de próstata terá um cateter de alguns dias a algumas semanas após a cirurgia , o que pode agravar a dor e irritação .
Disfunção Eréctil
problemas de ereção temporários são comuns após a cirurgia de próstata. A maioria dos homens recuperar a função sexual completa ou parcial no prazo de um ano da cirurgia de próstata. Mas , se lesão do nervo está presente ou não melhorar, a impotência pode ser permanente. Terapia , medicamentos, dispositivos de impotência ou implantes podem ser usados problemas de ereção diminuição nos homens após a cirurgia de próstata.
Incontinência
incontinência temporária é comum após o efeito de cirurgia de próstata. O grau de incontinência varia de pessoa para pessoa e que o problema geralmente se resolve dentro de alguns meses a um ano após a cirurgia. Incontinência e bexiga sintomas podem incluir a necessidade urgente de urinar , incapacidade de esvaziar completamente a bexiga , resultando em micção transbordo ou involuntário após espirros, tosse ou esforço físico. Em alguns casos , particularmente com o uso prolongado de cateter , o estreitamento da uretra ( estenose uretral ) pode ocorrer . Estenose uretral é geralmente curado por dilatação da uretra , embora a correção cirúrgica pode ser necessária quando grandes quantidades de tecido cicatricial causam o problema.
Semen produção
indivíduos que se submetem a um procedimento completo ou radical remoção da próstata perdem a capacidade de produzir sêmen. Homens que desejam ter filhos no futuro muitas vezes são incentivados a ter seu esperma preservado ou " depositados" antes da cirurgia de remoção da próstata. Cirurgias de próstata que não envolvem a remoção completa da próstata ainda pode resultar na produção de espermatozóides reduzido.
Ejaculação retrógrada
cirurgias de próstata menos invasivas que envolvem a remoção parcial da próstata pode provocar a ejaculação retrógrada . A ejaculação retrógrada significa que o sêmen é redirecionado para a bexiga no momento da ejaculação . A condição não é prejudicial, mas que muitas vezes resulta em infertilidade. A ejaculação retrógrada causada por cirurgia de próstata é intratável.