Na Fase I, os cancros são pequenos e em muitos casos, estão causando nenhum sintoma. O tratamento imediato nem sempre é necessária porque as células cancerosas , nesta fase, não crescem ou se espalhou rapidamente. Os médicos muitas vezes sugerem o monitoramento vigilante do câncer, tanto em pacientes jovens, saudáveis e em pacientes mais velhos que têm outros problemas de saúde . A radioterapia pode tratar o câncer se ele está causando problemas urinários . A terapia vem em duas formas : a radioterapia externa , que zaps células cancerosas com raios-X , e braquiterapia , em que os médicos usam ultra-som para guiar agulhas que injetam sementes radioativas do tamanho de grão - nas células cancerosas. Menos comumente , os médicos vão remover a próstata na fase I pacientes com câncer de próstata .
Stage II
Na Fase II , o câncer permanece confinado à próstata , mas é mais provável a se espalhar para outros órgãos. Pacientes idosos com outros problemas de saúde ainda pode optar por nenhum tratamento nesta fase. Pacientes saudáveis pode receber uma forma de terapia de radiação ou uma combinação de ambos. Os médicos também pode remover a próstata , juntamente com os linfonodos pélvicos . Vários meses de terapia hormonal pode acompanhar tanto a terapia de radiação e remoção da próstata. Com a terapia hormonal, os médicos injetam drogas para bloquear a produção de testosterona, que por sua vez, em blocos o hormônio de entrar nas células cancerosas. A remoção dos testículos produzem o mesmo efeito para os pacientes que não querem se submeter a injeções regulares .
Stage III
Stage III A , o câncer vai além da próstata em um ou em ambos os lados ou para as vesículas seminais , glândulas pequenas perto da bexiga . As opções de tratamento nesta fase são semelhantes ao estágio II , mas são menos susceptíveis de proporcionar uma cura completa . Os médicos podem usar a terapia hormonal , por si só ou em combinação com radioterapia externa . A remoção da próstata , nesta fase geralmente inclui a remoção dos nodos linfáticos pélvicos , assim como os feixes de nervos que ladeiam a próstata , as quais são o que permitem que os homens têm erecções . Tal como acontece com as outras fases , os pacientes mais velhos que têm outros problemas de saúde podem optar por nenhum tratamento se a cirurgia ou radioterapia iria agravar esses problemas de saúde.
Stage IV
Stage IV , o câncer se espalhou além da próstata , na bexiga , linfonodos, reto ou até mesmo os ossos. A recuperação total nesta fase é raro, por isso o tratamento se concentra mais no alívio dos sintomas . Os médicos ainda pode sugerir a terapia hormonal , radioterapia ou , para pacientes mais velhos com problemas de saúde, nenhum tratamento. Se o câncer é resistente à terapia hormonal , a quimioterapia pode ser um tratamento eficaz . Os pacientes podem precisar de cirurgia para aliviar obstruções urinárias . Se o câncer se espalhou para os ossos , o paciente pode precisar de radioterapia ou medicação para tratar a dor
Tratamento Desenvolvimento
Embora primeiras tentativas de crioterapia - . Uma método de destruir células cancerosas por congelá-los - resultou em danos de longo prazo para a bexiga eo reto , avanços tornaram um tratamento mais eficaz , de acordo com a Clínica Mayo. Remoção da próstata também está passando por avanços , com médicos capazes de concluí-lo usando laparoscopia assistida por robô . Poucos centros médicos oferecem tais tratamentos experimentais como terapia imune ou terapia genética , que a Clínica Mayo relata pode ser um método mais difundido de tratamento de câncer de próstata no futuro.