desenvolver câncer retal é um efeito colateral significativo alguns pacientes desenvolvem depois de submetidos a radioterapia para câncer de próstata. O risco aumenta em 70 por cento para os pacientes que não se submetem a tratamento cirúrgico alternativo . O aumento do risco de cancro rectal é mais comum em homens que sofrem de altas doses de tratamento por radiação . Um risco aumentado de câncer em outras partes do cólon não é significativo, de acordo com a American Cancer Society.
Síndrome do intestino irritado e diarréia são efeitos colaterais comuns da radioterapia. Ocasionalmente sangue no vazamento de fezes e retal começa durante o tratamento. Estes efeitos secundários geralmente desaparecem dentro de duas semanas após o tratamento termina , em casos raros, um tratamento adicional e cirurgia são necessários para resolver o problema
Incontinência, sangue na urina e sensação de queimação dolorosa ao urinar são efeitos colaterais comuns adicionais. como um resultado da radioterapia . Estes três efeitos secundários podem começar logo após o tratamento e as chances de desenvolvê-los aumenta um a três anos após o tratamento.
Desenvolver impotência do tratamento começa lentamente e aumenta como conseqüência da radioterapia durante o primeiro ano . A maioria dos homens submetidos a esse tratamento sofrem com este efeito colateral durante os primeiros cinco anos, enquanto os outros sofrem de impotência após cinco anos. Quanto mais velho o paciente, a impotência , mais cedo ocorre após o tratamento.
Tipos
tratamento de radioterapia está disponível em duas formas diferentes. A primeira é a radiação externa que usa baixas ou altas doses de radiação semelhante aos raios-X chamado radioterapia de intensidade modulada ( IMRT ) . O tratamento é dado em um ambulatório definindo cinco dias por semana por cerca de oito semanas. A radioterapia interna é a plantação de pequenos aglomerados , tais como o iodo 125 e 103 de paládio na glândula da próstata . Este tratamento é fornecido usando doses altas ou baixas .
Os efeitos colaterais , tanto externa e radioterapia interna são de natureza semelhante e têm os mesmos efeitos a longo prazo . A única diferença entre os dois tipos é que o risco de desenvolver câncer retal é menor com o tratamento de radiação interna.
Fatos
A radioterapia é o tipo mais comum de tratamento para pacientes com câncer de próstata. Este tipo de tratamento não é para cada paciente por causa dos efeitos colaterais , tais como tem uma taxa mais elevada de impotência e aumento do risco de cancro rectal . Existem outras opções de tratamento e deve ser discutido com o médico oncologista e antes de fazer um plano de tratamento final.
Considerações
Desenvolver efeitos colaterais do tratamento de câncer são normais e todos os paciente com câncer de próstata deve estar ciente que irá ocorrer. Consulta com o médico oncologista e tratar o paciente sobre o que esperar e os sinais de efeitos colaterais é importante. Efeitos colaterais , muitas vezes podem ser minimizados quando detectado em seus estágios iniciais ou estratégias de enfrentamento são desenvolvidas com antecedência quando o paciente está plenamente informado o que esperar.
Aviso
Após o tratamento designado desenvolvido pela equipe médica é fundamental para aumentar chances de sobreviver ao câncer de próstata do paciente. Os efeitos colaterais podem ser debilitantes , às vezes , eo paciente deve manter a equipe médica informou de sua gravidade , quando se desenvolver, e as mudanças que ocorrem ao longo do tempo .