casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de próstata

O que faz um teste de sangue PSA Mostrar

? De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , 15,9 por cento dos homens que nascem hoje (1 homem em 6) , serão diagnosticados com câncer de próstata em algum momento durante a sua vida . O exame de sangue PSA pode ser capaz de ajudar os médicos a detectar e tratar o câncer de próstata mais cedo, possivelmente resultando na capacidade de salvar mais vidas. Infelizmente , há alguma controvérsia sobre a utilidade dos exames de sangue de PSA . Testes de PSA são uma ferramenta de diagnóstico útil , mas o teste por si só não dá todas as respostas necessárias ao tentar determinar se um paciente tem câncer de próstata. Definição

PSA é a sigla de antígeno prostático específico . As células da glândula da próstata produzir uma proteína conhecida como PSA . É normal que algumas dessas PSA pode ser encontrada no sangue de um homem . Se a próstata é aumentada devido a um tumor canceroso ou benigno , a quantidade de PSA encontrados no sangue do homem será maior do que o normal . Os EUA Food and Drug Administration aprovou o exame de sangue PSA como uma ferramenta para a detecção de câncer em homens acima dos 50 anos e em homens com história prévia de câncer de próstata.

Achados

Um exame de sangue PSA irá mostrar quantos nanogramas de PSA estão presentes em 1 ml de sangue. Embora haja nenhum é estabelecida nível normal de PSA , os médicos em geral sentir que um nível de PSA de menos do que 4 ng de PSA por ml de sangue ( 4 ng /mL), é aceitável . Se os níveis de PSA de um homem são mais elevados do que 4ng/ml , o seu médico pode querer realizar testes adicionais , tais como a tomada de uma amostra de urina ou a obtenção de uma ultra-sonografia da próstata. Um nível elevado de PSA sozinho não indica necessariamente câncer , então fale com o seu médico se você está perturbado pelos resultados de seu exame de sangue PSA .
Limitações

Como um homem envelhece , a quantidade de PSA no sangue aumenta naturalmente . Tem sido sugerido que , para fazer a análise de sangue de PSA mais preciso , os níveis de PSA específicos para a idade aceitáveis ​​deve ser desenvolvido . Infelizmente, isso não ocorreu. Outra limitação a testes de PSA é a possibilidade de um resultado falso- positivo. Níveis de PSA pode ser elevada , mesmo quando um homem não tem câncer de próstata. Um nível elevado de PSA indica cancro de apenas 25 a 35 por cento do tempo . Se um homem tem uma forma de desenvolvimento lento de cancro da próstata , é possível que um tumor canceroso de estar presente , mas é demasiado pequena para causar um aumento significativo nos níveis de PSA .
Controvérsia

sangue PSA são um tanto controverso. Enquanto alguns médicos afirmam que qualquer ferramenta que pode ajudar a detectar câncer vale a pena ter , nem todos os médicos estão convencidos de que os testes de PSA fornecer informações precisas o suficiente para valer a pena. Os resultados do teste de sangue PSA falso-positivos são comuns e podem resultar em risco desnecessário e custa de submeter um paciente a procedimentos adicionais de rastreio do cancro. A melhor maneira de determinar se um homem tem câncer de próstata é a realização de uma biópsia da próstata --- um procedimento que pode causar incontinência e disfunção erétil .
Estudo

os benefícios de exames de sangue de PSA estão sendo estudados por várias organizações , incluindo o Instituto Nacional do Câncer, para determinar se ou não estes testes realmente ajudar a salvar vidas. Outros pesquisadores estão procurando maneiras de melhorar a precisão das informações fornecidas por testes de PSA . Densidade do PSA está sendo examinado para eventual correlação entre os níveis de PSA no corpo eo tamanho da próstata . Os pesquisadores também estão tentando discernir se a quantidade de mudança no nível de PSA de um homem específico ao longo do tempo pode ser uma medida mais útil do que os próprios níveis de PSA .