De acordo com o Seattle Cancer Care Alliance, dano tecidual grave pode ocorrer em menos de 1 por cento dos homens que estão sendo tratados com radioterapia externa. O dano é muito raro, mas uma possibilidade. A radioterapia externa pode causar danos no tecido da bexiga e do recto . Às vezes, esse dano tem de ser corrigido com cirurgia.
Efeitos sobre os problemas do Intestino
intestinais , muitas vezes pode ocorrer durante a terapia de radiação. A diarréia , urgência intestinal e incendiar-se de hemorróidas são efeitos colaterais . Estas condições tornam-se pior se problemas intestinais ocorreu antes do tratamento. Muitas vezes , os medicamentos podem ser dadas para controlar estes efeitos secundários . Estatisticamente, 20 por cento dos homens pode ter problemas intestinais de longo prazo , mesmo quando o tratamento terminou.
Incontinência
O esfíncter urinário podem ser danificados durante a radioterapia . Vazamento e a vontade de urinar pode acontecer , causando incontinência. Isto ocorre em cerca de 8 a 10 por cento dos homens que sofrem terapia de radiação . Às vezes , essa condição vai exigir um homem a usar permanentemente uma almofada para evitar molhar suas roupas. Se a incontinência torna-se suficientemente grave , a cirurgia será necessária para corrigir o problema.
Imptence /terapia Infertilidade
radiação pode afetar a capacidade de um homem para tornar-se ereto ou ficar ereto. Isto leva à impotência . Impotência pode afetar cerca de 50 por cento dos homens submetidos a terapia de radiação. Normalmente , os medicamentos podem ser dados para ajudar a corrigir esta problem.Along com a impotência , a infertilidade pode ocorrer . Isto acontece porque a terapia de radiação mata o esperma localizados nos testículos . Para os homens mais jovens , este pode ser uma preocupação . Antes do tratamento, o esperma pode ser retirada dos testículos e congelado para uso posterior.
Fadiga
A fadiga é um efeito colateral comum de radioterapia. Sestas são frequentemente tomadas durante este período de fadiga . A fadiga normalmente desaparece dentro de um ou dois meses após o tratamento terminou. Fale com um nutricionista sobre o tipo de dieta que irá ajudar a diminuir a fadiga.