A Food and Drug Administration aprovou o exame de sangue PSA para homens com 50 anos ou mais , juntamente com os homens que já tiveram câncer de próstata , de modo que qualquer recorrência da doença é detectada precocemente . Alguns médicos também aconselham os homens com alto risco de desenvolver câncer de próstata para começar a seleção aos 45 anos . Fatores que colocam os homens em maior risco de desenvolver câncer de próstata incluem ser Africano americano, comer uma dieta rica em gordura e uma história familiar da doença.
Níveis
A nível de 0 ng /ml a 4 ng /ml ( nanogramas por mililitro), considera-se uma leitura normal para o teste de PSA . Níveis entre 4 e 10 ng /ml são considerados de risco moderado , e qualquer coisa acima de 10 ng /ml é considerada de alto risco. Os valores podem variar de acordo com a idade e corrida a um certo ponto . Um estudo da Clínica Mayo afirma que os homens mais velhos e homens afro-americanos , muitas vezes, têm níveis mais elevados de PSA .
Considerações
Os Prostate Cancer Coalition estados que um estudo mostrou que alguns homens com níveis de PSA entre 2,5 e 4 ng /ml irá desenvolver câncer de próstata, e, portanto, do limite do nível de teste deve ser diminuída.
resultados Determinar
um homem com níveis de teste de sangue PSA acima de 4 ng /ml deve passar por cima dos resultados com um médico para determinar se o câncer está presente . O médico irá realizar uma DRE ( toque retal ) para verificar se há nódulos , dê uma amostra de urina para descartar infecções do trato urinário , uso de raios-x e ultra-som para ver estruturas próximas à próstata, e realizar uma cistoscopia, em que uma fina , tubo iluminado é inserido no pênis para verificar se há bloqueios. Se os resultados destes testes indicam câncer, a biópsia é o próximo passo .
Aviso
O teste de PSA não garante a sobrevivência de um homem de câncer de próstata porque alguns tumores são muito grandes ou crescer muito rápido . Falso - positivo, em que os níveis de PSA indica câncer, mas ninguém está realmente presente , e os testes falso-negativos , em que o câncer está presente , mas os resultados não indicam níveis elevados de PSA , também são uma possibilidade com o exame de sangue PSA .