O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum em homens americanos ( segundo ao câncer de pele ) . Portanto, testes de triagem de confiança foram desenvolvidos para ajudar no diagnóstico precoce. O ensaio com o antigénio específico da próstata ( PSA ) é um teste de sangue que olha para o nível de PSA presente no sangue . Em homens normais e saudáveis , o nível de PSA é baixo , no entanto, quando os tumores estão presentes o nível de PSA aumenta. Este teste , juntamente com um exame retal digital (DRE ) , pode detectar a possibilidade de câncer , mesmo em homens sem sintomas.
Cancro do fígado
alfa-fetoproteína (AFP ) é uma proteína produzida por o saco vitelino e do fígado de um feto ( desenvolvimento do bebé ) . O nível de proteína em adultos é muito baixa , como a proteína não tem nenhuma função no adulto . No entanto , o nível desta proteína é muitas vezes maior quando o cancro do fígado está presente . O nível de AFP pode ser determinada durante um exame de sangue .
Cânceres do sistema reprodutivo
O CA125 marcador tumoral é muitas vezes usado para determinar a presença de cancro que afecta as trompas de Falópio , ovários e útero . Um exame de sangue para triagem CA125 pode não ser conclusivo, porque um elevado nível de CA125 também podem indicar outras doenças como a hepatite , pericardite, cistos ovarianos , cirrose do fígado e peritonite. No entanto, conhecidos indivíduos de alto risco ainda podem se beneficiar deste teste que está sendo executado.
Cancro da mama
O marcador tumoral CA 15.3 conhecida como muitas vezes é maior em uma amostra de sangue de um paciente com câncer de mama. Para os pacientes com história familiar de câncer de mama , este teste de triagem de sangue pode ser uma ferramenta de diagnóstico precoce, juntamente com uma mamografia , para detectar a presença de câncer.
Tubo Digestivo Cânceres
pacientes
apresentando sintomas de constipação freqüente, diarréia ou fezes com sangue podem se beneficiar de um exame de sangue para o antígeno carcinoembrionário ( CEA) . CEA é uma proteína produzida normalmente só durante o desenvolvimento fetal , no entanto, a sua presença em um adulto está associada a vários cancros digestivos, incluindo colorretal , pâncreas, estômago e medular da tiróide
.