Um dos efeitos colaterais mais comuns da radiação câncer de próstata é não ser capaz de controlar a vontade de usar o banheiro. A maioria dos pacientes tem esse problema inicialmente, mas com a medicação, que é controlável e freqüentemente desaparece durante o primeiro ano . Durante este período , para além da medicação que o paciente pode precisar de usar almofadas absorventes para proteger contra quaisquer fugas de urina . Os exercícios de Kegel , envolvendo expandindo e contraindo os músculos pélvicos , apertando , pode ajudar a resolver este problema também.
Outros problemas urinários
Outros efeitos secundários que o centro do do trato urinário são a perda completa de controle da bexiga, uma sensação irritante quando micção , aumento da frequência de urinar e urgência e, finalmente, a dor durante a micção. A maioria destes sintomas diminuem ao longo do tempo , sem qualquer intervenção . No entanto, até que eles desaparecem eles podem exigir modificações de estilo de vida , incluindo permanecendo perto de uma casa de banho , vestindo fraldas para adultos , ou de outra forma de ajustar os seus padrões urinários.
Intestinais Efeitos
efeitos intestinais são mais comuns após a radioterapia externa . Os pacientes tratados por este método sofre de efeitos a longo prazo , como a quantidade de radiação que se acumula ao longo do tempo , a maioria das outras terapias oferecer baixas taxas de efeitos secundários e efeitos secundários menos graves . Os principais tipos de disfunção intestinal são a incontinência do intestino, evacuações freqüentes , diarréia prolongada com duração de vários dias a cada poucas semanas e sangramento retal. Sangramento retal também pode ocorrer , e tende a ocorrer mais frequentemente em homens que se submetem a radiação braquiterapia em vez de radioterapia. É também provável que desaparecem dentro de um ano . Há poucos auxiliares na gestão da disfunção intestinal exceto monitoramento da dieta e mudar os alimentos para aliviar os problemas.
Disfunção Eréctil.
Normalmente , a maioria dos pacientes apresenta algum quantidade de disfunção erétil. As opções de tratamento para estes problemas normalmente envolvem medicamentos. A severidade da disfunção é em parte dependente da quantidade de disfunção antes do tratamento e com a idade do paciente . A taxa de ocorrência de deficiência orgânica é dependente do tipo de tratamento que o paciente tenha sofrido , variando de 25 % para a braquiterapia a 50 % para os doentes tratados com a terapia de feixe externo . Infelizmente, os efeitos não melhoram muito com o tempo e alguns pacientes ver qualquer melhoria .
Outro Estilo de Vida Muda
Um efeito colateral último experimentado pela maioria dos pacientes é a fadiga . Relatórios indicam que o grau de fadiga experimentada após o tratamento de radiação irá diminuir , mantendo uma rotina de exercícios que consiste de 30-45 minutos por dia, com a frequência de três vezes por semana . Isto naturalmente pressupõe que o paciente pode tolerar este período de exercício . Se não, em seguida, começar devagar e construir até a quantidade de tempo com que você se sinta confortável .
Tal como acontece com muitas doenças , a aptidão geral de nossos corpos determina em grande parte o grau de saúde que possuímos . Um dos aspectos da saúde que coloca uma pressão sobre nossos corpos é o nosso peso . Há faixas de peso ideal com base na idade e altura de uma pessoa. Trabalhando para mudar o seu peso para caber dentro desta faixa irá reduzir a tensão colocada sobre todos os sistemas do nosso corpo. Mudando o nosso estilo de vida para incluir uma rotina regular de exercícios e adotando uma dieta saudável vai ajudar a alcançar o seu peso ideal e diminuindo a fadiga relacionada a seus tratamentos de câncer.