O Instituto Nacional do Câncer indica que o primeiro passo no tratamento de câncer de próstata recorrente é com a radiação de alta energia. Raios-X, raios gama , nêutrons , prótons e outras fontes são utilizadas para destruir ou danificar o DNA das células cancerosas e encolher tumores . O objetivo da terapia de radiação é erradicar tanto do câncer quanto possível , sem prejudicar órgãos próximos . Dependendo do tipo de terapia de radiação que você recebe, os efeitos colaterais podem incluir fadiga , náuseas, incontinência temporária , uma sensação de queimação ao urinar , impotência e muito mais. Felizmente, muitos homens que recebem a terapia de radiação geralmente não sente qualquer dor associada com o seu tratamento.
Prostatectomia
A prostatectomia , também chamada de cirurgia de próstata , é um procedimento para remover parte ou a totalidade da próstata . A prostatectomia radical é quando toda a sua próstata e alguns dos nervos e veias que o rodeiam são removidos. Um dos mais antigos tratamentos de câncer de próstata , a prostatectomia pode ajudar pacientes que tenham confinadas, ou localizadas, câncer. O objectivo consiste em prevenir e garantir que o cancro não se espalhou para fora da glândula da próstata . Um dos efeitos secundários mais importantes de cirurgia da próstata é o seu efeito sobre a actividade sexual . É possível experimentar redução do fluxo sanguíneo para o pênis , e um número reduzido de estimuladores de nervos provocando ereções.
Terapia hormonal
terapia hormonal , também chamado privação do andrógeno ou andrógeno ablação, é um tratamento usado para bloquear os hormônios naturais do seu corpo , o que pode alimentar o crescimento do câncer. Porque este hormônio , a testosterona , não consegue decifrar as células saudáveis de células doentes , o cirurgião pode decidir realizar uma cirurgia endócrina para remover a glândula que faz a testosterona . A terapia hormonal pode ter efeitos colaterais desagradáveis para alguns pacientes , no entanto , o corpo pode reajustar a seus novos níveis hormonais e alguns sintomas podem se dissipar ao longo do tempo . Os efeitos colaterais mais comuns incluem prisão de ventre ou diarreia, náuseas, tonturas, inchaço nos seios , insônia e impotência ou diminuição do desejo sexual.