Se o câncer de próstata é grave , a próstata e os gânglios linfáticos circundantes podem precisar de ser removido cirurgicamente em um procedimento chamado de prostatectomia radical. Existem dois métodos cirúrgicos para remover a próstata. Cirurgia
Retropubic
cirurgia retropúbica , a próstata é removida através de uma pequena incisão na região abdominal inferior. A incisão é feita entre o umbigo para a direita acima do pênis. Este é o método mais comum , uma vez que é possível remover os nódulos linfáticos pélvicos através dessa incisão . Há também menos efeitos colaterais com esta cirurgia.
Parineal Cirurgia
cirurgia parineal , uma incisão é feita entre o ânus eo escroto. O tempo de recuperação é mais rápido do que com a cirurgia retropúbica , mas o cirurgião não é capaz de remover os linfonodos .
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais podem ser muito graves , dependendo do método de cirurgia . Problemas de controle da bexiga é o efeito colateral mais comum . A incontinência pode durar por um período de semanas a vários meses. O controle da bexiga é geralmente recuperado após um período de reabilitação e terapia medicamentosa. Incontinência devido à remoção da próstata pode , por vezes, tomam forma como a perda relacionada ao estresse de controle da bexiga . Um homem não será capaz de segurar a urina devido ao riso , espirro ou durante o trabalho pesado.
Outro possível efeito colateral é a disfunção erétil. Este é um efeito secundário comum, devido à prevalência de terminações nervosas em ambos os lados da próstata . É possíveis terminações nervosas que controlam erecções podem ser danificadas ou removidas juntamente com a próstata . Os homens que têm problemas com disfunção erétil antes da cirurgia são mais propensos a ver este efeito colateral após a cirurgia.