Compreender a teoria por trás de terapia de radiação , a fim de compreender a sua importância no tratamento do câncer de próstata. De acordo com o National Cancer Institute , terapia de radiação consiste na emissão de raios focalizados de radiação para dentro do corpo através de fontes externas ou internas . Esta radiação age para danificar as células cancerígenas a nível genético , corrompendo seu DNA , tornando-os incapazes de continuar a se dividir. Infelizmente, a terapia de radiação não é um procedimento muito preciso , portanto, alguns danos colaterais ao tecido saudável ocorre durante o procedimento também. Isso pode levar a efeitos colaterais como náuseas, fadiga, impotência e problemas de incontinência , tanto através da bexiga e do intestino .
Radiação externa
Saiba que a radioterapia externa é a método preferido para lidar com o câncer de próstata de todas as fases. A radioterapia externa consiste de radiação aplicada a partir de uma fonte externa , tal como uma máquina que emite raios gama ou raios -X . De acordo com a American Cancer Society , a radioterapia externa é geralmente aplicado diariamente ( cinco dias fora da semana ) para um trecho de sete a nove semanas de uma vez antes de dar o corpo de uma pausa de tratamento. Métodos mais avançados de tratamento de radiação externo é capaz de minimizar os danos ao tecido circundante , fornecendo radiação mais direcionada. Estes métodos incluem a terapia de feixe de prótons , a intensidade da terapia de radiação modulada ( IMRT ) ea radioterapia conformada 3D .
Internal Radiation
O outro principal método de aplicação de radiação terapia para o câncer de próstata é a radiação interna ou braquiterapia. De acordo com a ACS , a terapia de radiação interna só é realmente usado para os casos de câncer de próstata que são detectados precocemente e ainda para se espalhou para fora da próstata. Durante esta forma de tratamento , pequenas pelotas contendo material radioativo será injetado na próstata e deixado lá permanentemente. Com o tempo, o material radioativo nestes pelotas irá decair , liberando energia radioativa para matar as células cancerosas. A grande vantagem deste tipo de tratamento é que ele é muito menos susceptível de afectar o tecido circundante . Muitas vezes, a terapia de radiação interna é combinada com radioterapia externa , aumentando suas chances de forçar o câncer de próstata em remissão.