De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , os níveis normais de PSA diferem de pessoa para pessoa - o que seria normal para uma pessoa seria alto para o outro. Assim, um médico deve pesar o resultado do teste contra outros fatores do paciente , tais como a história médica e idade.
Identificação
Por algum tempo , os pesquisadores considerado um PSA nível acima de 4,0 nanogramas por mililitro de sangue como anormalmente elevada em qualquer circunstância. No entanto, um 2004 New England Journal of Medicine estudo mostrou que um nível de PSA de 4,0 nanogramas por mililitro equiparado a uma chance de 15,2 por cento do câncer de próstata , com apenas 2 por cento dos pacientes com a forma mais perigosa de câncer de próstata.
Função
PSA não confirmam a existência de câncer de próstata , mas eles são úteis para ajudar um médico diagnosticá-la . Testes repetidos que mostram o aumento dos níveis de PSA são um sintoma de câncer de próstata avançando. Outros testes , como um exame retal , são necessários para um diagnóstico mais sólida.
Significado
médicos agora equiparar certos níveis de PSA com uma probabilidade de câncer . Um nível de 4 a 10 nanogramas por mililitro indica uma probabilidade de 20 a 30 por cento de cancro da próstata . Qualquer coisa de 10 a 20 nanogramas por mililitro indica uma chance de 75 a 90 por cento , e qualquer coisa acima de 20 nanogramas por mililitro indica um 90 por cento ou melhor chance .
Idade
níveis de PSA tendem a aumentar à medida que os homens envelhecem . Assim, uma relação de PSA normal para um homem de 60 anos, seria considerado muito alto para um homem de 40 anos de idade . Certos medicamentos , como a finasterida , podem artificialmente reduzir os níveis de PSA no semestre, enquanto alguns procedimentos sobre a próstata , como uma biópsia, elevar os níveis de PSA .