Este ensaio analisa a alteração dos níveis de PSA ao longo de um período de tempo . O paciente se submete a vários testes de PSA durante um ano ou dois . Em seguida , a taxa de aumento do nível de PSA é calculado . A subida acentuada do nível de PSA pode ser um sinal de um câncer de próstata agressivo. Um estudo realizado na Escola Johns Hopkins de Medicina e publicado no " Journal of the National Cancer Institute " , em 2006, concluiu que homens com os resultados de velocidade de PSA acima de 0,35 nanogramas por mililitro estavam mais em risco de morrer de câncer de próstata do que homens que tiveram menor valores.
livre versus teste PSA anexada
na corrente sangüínea , o PSA pode circular livremente ou ligado a uma proteína. Testes de PSA pode analisar a molécula em ambas as formas . PSA livre é freqüentemente usado para detectar o tipo de tumor. Pacientes com condições benignas geralmente têm níveis mais elevados de PSA livre , enquanto os homens que sofrem de cânceres malignos têm maiores quantidades de PSA ligado . Geralmente, se o nível de PSA em um paciente é alto, mas o seu PSA livre é baixo, o diagnóstico de câncer é provável, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer .
PSA Densidade Test
o teste de densidade de PSA indica a relação entre os níveis de PSA e do tamanho da glândula da próstata , o qual é determinado com ultra-som . O teste de densidade do PSA é eficaz em distinguir entre câncer e hiperplasia benigna da próstata , mais comum em homens idosos. Este método não é o mais preciso , uma vez que analisa os níveis de PSA em relação com o tamanho da próstata .
Alteração de PSA Cutoff Teste de Nível
Em vez de usar os 4,0 nanogramas padrão por mililitro como normal para homens com mais de 50 anos de idade , este teste reduz os níveis normais de PSA de 2,5 ou 3,0 nanogramas por mililitro . Por este método , as medidas de PSA acima de 2,5 ou 3,0 pode indicar um sinal de desenvolvimento precoce do câncer. No entanto, a desvantagem deste método é que ele pode aumentar o excesso de diagnósticos e resultados de testes falso-positivos.