especialistas concordam níveis de PSA pode variar entre os homens e com a idade. Por essa razão, não há um nível de PSA "normal" que sinaliza se é provável que você tem ou não tem câncer de próstata. Em geral , quanto maior for o seu nível de PSA , maior é o seu risco de ter câncer de próstata. Como orientação, o Instituto Nacional de Saúde sugere valores acima de 2,5 nanogramas por mililitro de PSA ou ng /mL de sangue para os homens com idade inferior a 50 são relativas, enquanto valores acima de 3,5 e 4,5 ng /ml para homens em seus 50s e 60s , respectivamente , necessitam de uma investigação mais aprofundada (Veja Referências 2).
normais ou baixos níveis
Um teste de PSA não é sem seus inconvenientes. Um nível de PSA normal não é um indicador infalível de que você não tem câncer de próstata. Um teste pode perder a presença de câncer , porque a maioria dos cânceres de próstata crescem lentamente ao longo de décadas , levando anos antes que os médicos ver níveis elevados de PSA .
Alguns medicamentos de próstata e suplementos dietéticos podem alterar os níveis de PSA através da redução e, portanto, disfarçando , verdadeiro valores . Testes de PSA em homens submetidos a terapia hormonal para câncer de próstata também podem apresentar níveis baixos durante ou imediatamente após o tratamento.
Altos níveis
Níveis elevados de PSA não são uma claro indicador de câncer de próstata. Na verdade , os níveis de PSA são comumente ligados a uma próstata infectado ou alargada. Se você teve recentemente um tubo inserido na bexiga para drenar a urina , teve uma infecção do trato urinário , tem um grande próstata ou ejaculou , 48 horas antes de um teste de PSA , os resultados podem mostrar níveis de PSA mais elevados. De acordo com o MayoClinic.com , apenas cerca de 25 por cento dos homens que mostram níveis elevados de PSA , na verdade, tem câncer de próstata (Veja Referências 3).
Riscos resultados
teste PSA pode detectar tumores de crescimento lento que podem não causar sintomas ou tornar-se fatal. Estima-se que 29-44 por cento dos homens que fazem testes de PSA que mostram níveis anormais que sinalizam o câncer de próstata têm tumores que não causam sintomas durante a vida, o MayoClinic.com relatórios ( ver Referências 4). A ansiedade resultante , juntamente com os testes de follow -up caras e demoradas e tratamentos , pode causar estresse. Além disso, o tratamento do câncer de próstata pode causa dificuldades com os movimentos do intestino , ter ou manter uma ereção e controle de urina.
Melhorar Teste Precisão
Os cientistas continuam a pesquisar maneiras de melhorar a acurácia do teste de PSA para que os médicos possam melhor interpretar os resultados dos testes . Isto inclui a análise da relação entre o tamanho da próstata e os níveis de PSA de um homem , se o PSA está ligado a uma molécula de proteína no sangue , uma vez níveis elevados de PSA ligados estão ligados ao cancro da próstata , e as alterações nos níveis de PSA ao longo do tempo . De acordo com um artigo de 2006 por H. Ballentine Carter no " Journal of the National Cancer Institute, " homens que tiveram uma maior mudança nos níveis de PSA por ano tiveram um risco maior de morrer de câncer de próstata em relação a homens com uma mudança menos significativa em níveis de PSA (Veja Referências 5).