casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | O cancro do pâncreas

A lipase elevada está associada ao câncer de pâncreas?

Sim, a lipase elevada pode estar associada ao câncer de pâncreas.

A lipase é uma enzima que ajuda o corpo a digerir gorduras. Níveis elevados de lipase podem ser um sinal de várias condições, incluindo pancreatite (uma inflamação do pâncreas), doença da vesícula biliar e câncer de pâncreas.

O câncer de pâncreas é um câncer que começa no pâncreas. O pâncreas é um pequeno órgão glandular localizado atrás do estômago. Produz enzimas que ajudam a digerir os alimentos e hormônios que ajudam a regular o açúcar no sangue.

Níveis elevados de lipase não são específicos do câncer de pâncreas, mas podem ser um sinal da doença. Em alguns casos, níveis elevados de lipase podem ser o primeiro sinal de câncer de pâncreas.

Se você tiver níveis elevados de lipase, seu médico provavelmente recomendará mais exames para determinar a causa. Esses testes podem incluir exames de imagem, como ultrassom ou tomografia computadorizada, e exames de sangue, como o teste CA 19-9.

Se você for diagnosticado com câncer de pâncreas, seu médico recomendará as melhores opções de tratamento para você. As opções de tratamento para o câncer de pâncreas podem incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia direcionada.