casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | O cancro do pâncreas

O que é Insulinoma Metastático?

Insulinoma metastático é uma condição rara em que um insulinoma funcional (um tumor do pâncreas que produz insulina) se espalhou (metastatizou) para outras partes do corpo.

Insulinomas metastáticos são mais comumente encontrados no fígado, mas também podem ser encontrados nos pulmões, ossos, gânglios linfáticos e outros locais. Eles podem causar hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) e outros sintomas de insulinoma, como sudorese, tremores, fome e confusão.

Insulinomas metastáticos são normalmente tratados com cirurgia para remover o(s) tumor(es). Outros tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e/ou medicamentos para controlar a hipoglicemia.

Prognóstico para insulinoma metastático depende da localização e extensão das metástases, bem como da saúde geral do paciente. A taxa de sobrevivência em cinco anos para o insulinoma metastático é de aproximadamente 50%.

Sintomas de insulinoma metastático

Os sintomas do insulinoma metastático são semelhantes aos do insulinoma e podem incluir:

- Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue)
- Sudorese
- Tremendo
- Fome
- Confusão
- Convulsões
- Coma

Diagnóstico de insulinoma metastático

O insulinoma metastático é diagnosticado com base nos sintomas do paciente, exames de sangue e estudos de imagem.

* Os exames de sangue podem medir os níveis de insulina e peptídeo C no sangue. A insulina e o peptídeo C são produzidos pelo pâncreas, e níveis elevados desses hormônios podem indicar a presença de um insulinoma.
* Estudos de imagem, como ressonância magnética e PET, podem ser usados ​​para identificar a localização do tumor primário e quaisquer metástases.

Tratamento do insulinoma metastático

O tratamento do insulinoma metastático normalmente envolve cirurgia para remover o(s) tumor(es). Outros tratamentos podem incluir quimioterapia, radioterapia e/ou medicamentos para controlar a hipoglicemia.

A cirurgia é o tratamento mais eficaz para o insulinoma metastático. O tipo de cirurgia realizada dependerá da localização e extensão das metástases. Em alguns casos, pode ser possível remover todos os tumores e curar a doença. Em outros casos, a cirurgia pode remover apenas alguns dos tumores e aliviar os sintomas.

A quimioterapia e a radioterapia podem ser usadas para tratar o insulinoma metastático que não pode ser completamente removido com cirurgia. Esses tratamentos podem ajudar a diminuir os tumores e aliviar os sintomas.

Medicamentos para controlar a hipoglicemia também podem ser necessários para pacientes com insulinoma metastático. Medicamentos como diazóxido e octreotida podem ajudar a aumentar os níveis de açúcar no sangue e prevenir sintomas de hipoglicemia.