Tratamento para câncer de pâncreas é baseada na gravidade da doença quando ela é diagnosticada. A quimioterapia é frequentemente usada , mas também pode ser combinada com a cirurgia e a terapia de radiação . A cirurgia é indicada se o seu médico pode remover todo o câncer. A quimioterapia pode ser administrada antes da cirurgia para reduzir o tumor ou pode ser dada após a cirurgia para destruir as células perdidas e prevenir o câncer de retornar. Neste caso , os tratamentos de radiação também pode ser administrado ao mesmo tempo . Se o câncer se espalhou para órgãos adjacentes e não pode ser removido através de cirurgia , em seguida, a quimioterapia pode ser administrada isoladamente desde a cirurgia , nem radiação será capaz de tratar o câncer , uma vez que tem metástase .
Quimioterapia
gemcitabina é o medicamento de quimioterapia de escolha para o tratamento de câncer no pâncreas. A gemcitabina é administrada por uma solução IV, uma vez por semana durante três semanas de cada vez , seguido por um período de repouso de uma semana entre eles. A dosagem e duração do tratamento é determinada pelo seu médico.
Outra droga chamada 5-FU é usado em alguns casos. Gemcitabina ou 5 - FU pode ser usado sozinho ou em combinação com outras drogas , tais como o irinotecan , paclitaxel , docetaxel , capecitabina ou oxaliplatina . Estudos em andamento estão em andamento para determinar qual combinação de drogas é o mais eficaz no tratamento de vários estágios do câncer de pâncreas. Atualmente, a decisão é tomada caso a caso.
Efeitos colaterais
efeitos colaterais da quimioterapia são geralmente de curto prazo e incluem diarréia , hematomas com facilidade, risco aumentado de infecção , falta de ar e fadiga . Estes sintomas são o resultado da baixa contagem do sangue , que ocorrem quando a quimioterapia afeta a medula óssea . Às vezes, há efeitos secundários mais graves , que são únicas ao medicamento específico usado. Estes incluem danos nos nervos e danos nos rins.