A remoção cirúrgica do tecido canceroso é um dos tratamentos mais comuns que podem ser recomendados e administrados a pacientes que sofrem de câncer no pâncreas recorrentes . Junto com a cirurgia, a quimioterapia ea radioterapia são muitas vezes administrados para destruir as células cancerosas e , assim, evitar a sua multiplicação subseqüente.
Cronograma
Na maioria dos casos , a radioterapia é dada regularmente durante dois ou três meses, enquanto a quimioterapia é administrada periodicamente por um ou dois meses.
Taxa de Sobrevivência
de acordo com o Instituto Nacional do Câncer , a média taxa de sobrevida em 5 anos para um paciente que sofre de câncer de pâncreas é de 5,5%.
Efeitos
perda de cabelo, perda de apetite, fadiga, vômitos e náuseas são alguns dos os efeitos colaterais associados com a quimioterapia e radioterapia . O sangramento e dor são alguns dos efeitos colaterais pós-operatório.
Prevenção /solução
Parar de fumar e álcool , evitando a exposição aos poluentes , manter um peso saudável e dieta são algumas das medidas preventivas que você pode tomar para evitar o desenvolvimento de câncer no corpo (incluindo o pâncreas) .