casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de ovário

Como são os cistos ovarianos?

Os cistos ovarianos variam em aparência dependendo do tipo, tamanho e localização. Aqui estão algumas descrições gerais de como podem ser os diferentes tipos de cistos ovarianos:

1. Cistos Foliculares:Estes são o tipo mais comum de cistos ovarianos e geralmente são pequenos e cheios de líquido. Eles podem aparecer como estruturas redondas ou ovais com paredes finas.

2. Cistos do corpo lúteo:Esses cistos se desenvolvem a partir do corpo lúteo, uma estrutura que se forma após a ovulação. Eles podem ser maiores que os cistos foliculares e aparecer como estruturas redondas ou ovais com paredes mais espessas.

3. Cistos Dermóides:São cistos raros que contêm vários tipos de tecidos, como pele, cabelo e até dentes. Eles podem ter formato irregular e variar em tamanho.

4. Cistadenomas:São cistos benignos que surgem na superfície do ovário. Eles podem ser grandes e aparecer como sacos de paredes finas cheios de líquido.

5. Endometriomas:Esses cistos se formam quando o tecido endometrial, que normalmente reveste o útero, cresce nos ovários. Eles podem ter uma aparência escura de cor chocolate e podem estar associados à endometriose.

6. Ovários Policísticos:Esta condição é caracterizada pela presença de múltiplos pequenos cistos nos ovários, dando-lhes uma aparência de “colar de pérolas”.

É importante observar que os cistos ovarianos muitas vezes não são visíveis ou palpáveis ​​durante um exame físico e podem exigir exames de imagem, como ultrassom, para detectá-los e diagnosticá-los. O aparecimento de um cisto ovariano pode fornecer pistas sobre seu tipo e natureza, mas um profissional de saúde determinará o diagnóstico exato e o plano de tratamento apropriado.