casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de ovário

Você ainda pode engravidar depois que um tumor dermóide for removido do ovário?

A remoção de um tumor dermóide do ovário não afeta necessariamente a capacidade da mulher de engravidar. A presença ou ausência do tumor dermóide em si não afeta diretamente a fertilidade ou as chances de conceber.

Os tumores dermóides são geralmente crescimentos benignos que surgem das células germinativas do ovário. Sua remoção normalmente é realizada por meio de um procedimento cirúrgico conhecido como ooforectomia (remoção do ovário) ou cistectomia (remoção do cisto). Dependendo do tamanho e localização do tumor, o procedimento pode ser feito por laparoscopia (minimamente invasiva) ou por abordagem cirúrgica aberta.

Após a remoção de um tumor dermóide, o tecido ovariano saudável restante deve continuar a funcionar normalmente, produzindo hormônios e liberando óvulos durante o ciclo menstrual. Portanto, as mulheres que tiveram um tumor dermóide removido têm potencial para engravidar, desde que sua fertilidade não tenha sido afetada por outros fatores.

É importante consultar um médico ou especialista em fertilidade para discutir sua situação individual e quaisquer implicações potenciais para a fertilidade após a remoção de um tumor dermóide. Exames ginecológicos regulares e aconselhamento pré-concepcional podem ajudar a avaliar sua saúde reprodutiva geral e orientar suas decisões em relação ao planejamento familiar.