casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | câncer de ovário

Quais são os tratamentos para o câncer de ovário?

O tratamento do câncer de ovário depende do estágio e do tipo de câncer, bem como da idade, saúde geral e preferências pessoais de cada paciente. Os principais tratamentos para o câncer de ovário incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia direcionada e terapia hormonal.

1. Cirurgia :O tratamento primário para o câncer de ovário é a remoção cirúrgica dos tumores e do máximo possível de tecido canceroso. O tipo de cirurgia dependerá da extensão do câncer e pode envolver histerectomia (remoção do útero), salpingo-ooforectomia (remoção das trompas de falópio e ovários), omentectomia (remoção do tecido adiposo que cobre os órgãos abdominais) e/ou linfadenectomia (remoção de gânglios linfáticos).

2. Quimioterapia :A quimioterapia é um tratamento sistêmico que utiliza medicamentos para matar células cancerígenas em todo o corpo. É frequentemente usado após cirurgia (quimioterapia adjuvante) para reduzir o risco de recorrência ou como tratamento primário para câncer de ovário em estágio avançado. A quimioterapia pode ser administrada por via intravenosa (IV), oral ou intraperitoneal (diretamente na cavidade peritoneal).

3. Radioterapia :A radioterapia utiliza raios X de alta energia ou outras formas de radiação para matar células cancerígenas. É comumente usado após a cirurgia para destruir quaisquer células cancerosas remanescentes ou para aliviar sintomas como dor ou sangramento. A radioterapia pode ser administrada externamente (radioterapia por feixe externo) ou internamente (braquiterapia).

4. Terapia direcionada :A terapia direcionada utiliza medicamentos que visam e bloqueiam especificamente certas moléculas ou proteínas que estão envolvidas no crescimento e na sobrevivência das células cancerígenas. Esses medicamentos podem ser administrados por via oral ou intravenosa. Exemplos de terapias direcionadas para o câncer de ovário incluem bevacizumabe (Avastin), olaparibe (Lynparza) e niraparibe (Zejula).

5. Terapia hormonal :Alguns tipos de câncer de ovário, especialmente aqueles com receptores hormonais positivos, podem ser tratados com terapia hormonal. A terapia hormonal funciona bloqueando a produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona, que podem estimular o crescimento das células cancerígenas. Exemplos de terapias hormonais incluem tamoxifeno, letrozol (Femara) e anastrozol (Arimidex).

É importante observar que o plano de tratamento específico para o câncer de ovário será adaptado a cada paciente com base em sua situação e necessidades específicas. O tratamento também pode envolver medidas de suporte, como controle da dor, suporte nutricional e aconselhamento psicológico para ajudar os pacientes a lidar com os desafios físicos e emocionais da doença. O acompanhamento e monitoramento regulares são essenciais para detectar qualquer recorrência ou complicações e garantir resultados ideais a longo prazo.