Para o câncer de ovário, existem várias maneiras de administrar quimioterapia , dependendo da situação. A quimioterapia pode ser administrada por via intravenosa , através de uma agulha , ou pode ser dado como quimioterapia intraperitonial . Quimioterapia intraperitoneal envolve as drogas que estão sendo dadas ao paciente diretamente na cavidade abdominal por um tubo fino , conectado a uma porta .
Intraperitoneal quimioterapia
quimioterapia intraperitoneal , conforme descrito acima , permite que a dose mais concentrada possível de ser dispensada para as células cancerosas . Os efeitos secundários podem ser mais visível com este tipo de quimioterapia do que a via intravenosa tradicional, incluindo dor abdominal , náuseas e vômitos. Algumas mulheres que recebem quimioterapia intraperitonial parou seus tratamentos cedo por causa da gravidade dos efeitos secundários . Para as mulheres com câncer de ovário avançado, mulheres que recebem este tipo de terapia viveram mais tempo do que aqueles que recebem a quimioterapia intravenosa.
Quimioterapia drogas para câncer de ovário
O padrão regime de quimioterapia para o câncer de ovário é geralmente uma droga à base de platina com um taxano . Isso geralmente é carboplatina ( marca Paraplatin ) e paclitaxel (nome comercial Taxol) . Se o cancro não é sensível a este tratamento , o uso de uma droga diferente está a ser explorado , chamado bevacizumab ( Avastin marca ) ( mayoclinic.com ) . Avastin interfere com o fornecimento de sangue ao tumor , o que impede o tumor de obter alimento e, possivelmente, encolhe ( mayoclinic.com ) .
Possible Side Effects
quimioterapia como um todo tem frequentemente vários efeitos secundários comuns , independentemente de o fármaco . Ela afeta o sistema imunológico, muitas vezes, enfraquecendo-o , e é por isso que é tão importante para as pessoas que recebem quimioterapia para cuidar de sua saúde e tomar as devidas precauções para reduzir o risco de infecção. Baixa contagem do sangue , especialmente de plaquetas e glóbulos brancos , também são efeitos colaterais comuns . Nem todos os medicamentos quimioterápicos causar náuseas e vômitos .
Carboplatina geralmente provoca baixa contagem do sangue , fadiga, perda de cabelo e náuseas . Os efeitos secundários menos comuns desta droga incluem diarréia, dor abdominal, feridas na boca e neuropatia periférica. A neuropatia periférica é uma significativa perda de sensação nas extremidades, como formigamento ou dormência .
Efeitos colaterais comuns de paclitaxel incluem náuseas e vômitos, diarréia, perda de cabelo, neuropatia periférica, feridas na boca , e baixa contagem de sangue. Alguns efeitos colaterais menos comuns do medicamento são pressão arterial baixa e descoloração da unha ou unha camas.
Se você sentir quaisquer efeitos secundários que são graves , ou estão preocupados com alguma reação ou possíveis interações , é melhor que você fale com o seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
efeitos a longo prazo
efeitos colaterais a longo prazo podem variar de acordo com cada droga , e também o indivíduo . Nem todo mundo fica efeitos colaterais; de curto prazo ou de longo prazo. Se você tiver quaisquer preocupações sobre possíveis efeitos a longo prazo , é melhor discutir isso com seu médico. Alguns efeitos colaterais a longo prazo que podem ocorrer incluem danos nos nervos (como zumbido nos ouvidos , perturbações da memória e perda auditiva ) , cânceres secundários , e sangue na urina ( cancer.org ) . É importante para manter o controle de seus tratamentos e quaisquer efeitos secundários que ocorrem , tanto durante o tratamento ativo e durante o acompanhamento , para que possa compartilhar isso com o seu prestador de cuidados de saúde.