Idade aumenta o risco de desenvolver câncer de ovário , juntamente com a genética (presença do BRAC1 e genes BRAC2 ) , e uma história pessoal ou familiar de câncer de mama ou câncer de ovário . O problema com o câncer de ovário é que os tumores na região pode crescer bastante antes de desencadear os sintomas , tornando a detecção precoce difícil.
Taxa de crescimento de
Taxa de crescimento dos tumores é outro possível fator complicador quando se trata de detecção precoce. De acordo com informações do BC Cancer Agency , a taxa de crescimento de alguns tipos de câncer de ovário (especificamente tumores a partir de células germinativas ) pode se desenvolver muito rapidamente e de forma agressiva , fazendo com que a detecção precoce quase impossível.
Considerações
Nem todos os tipos de câncer de ovário estão predispostos a uma taxa excepcionalmente acelerado de desenvolvimento . Além dos tumores de células germinativas mencionados acima, os outros dois tipos de câncer de ovário ( ovarianos epiteliais e do estroma cordão sexual ) podem ter taxas de crescimento que variam muito , desde relativamente lentos ( levando anos para progredir ) para bastante agressivos (sintomas que se manifestam dentro de vários meses a um ano).
taxa de Sobrevivência
Detectar o câncer ovariano precoce através de exames pélvicos de rotina pode ajudar a aumentar as chances de sobrevivência, não importa o quão rápido a taxa de crescimento o tumor especial passa a ser. Se detectada nos estágios iniciais , a taxa de sobrevivência de cinco anos para o câncer de ovário é de cerca de 94 por cento , de acordo com o Medline Plus. No entanto, como o câncer de ovário não é normalmente detectada até que ele é avançado , a taxa média de sobrevivência de cinco anos para todos os casos de câncer de ovário é apenas 46 por cento.
Avisos
certos medicamentos têm sido mostrados para aumentar a taxa de crescimento de cancros do ovário . De acordo com um artigo de 2001, em ScienceDaily , certos medicamentos de terapia de estrogênio , como o raloxifeno pode servir para acelerar a progressão natural do câncer de ovário, juntamente com o aumento da taxa de recorrência para quem já está aflito.