Ovários são os órgãos reprodutivos femininos que produzem ovos para a fertilização e concepção. Estes órgãos , dois em cada lado do útero , são aproximadamente do tamanho de uma amêndoa . As células normais são constantemente se dividir e criar novas células , enquanto as células velhas morrem. No entanto , o câncer é o crescimento celular anormal que faz com que células a se transformar e crescer rapidamente. Ele não morre facilmente, permitindo que as células cancerosas para entrar na corrente sanguínea e se espalhar para outros órgãos e tecidos .
Causas e tipos de câncer de ovário
Infelizmente, não há uma causa conhecida de câncer de ovário . No entanto , há três tipos de cancro que geram nos ovários . O primeiro é chamado de tumores epiteliais, e representa cerca de 85 a 90 por cento dos casos de câncer de ovário . Formar tumores epiteliais nas camadas de tecidos que rodeiam os ovários. O segundo tipo é chamado de tumor de células germinativas , que geralmente afeta as mulheres mais jovens . Formar tumores de células germinativas nas células que produzem ovos reprodutivos ou óvulo . O terceiro tipo de câncer de ovário é chamado de tumor estromal . Estes tumores começam nas células que produzem estrogênio e progesterona , as células que possuem o ovário juntos.
Sinais e Sintomas
Tal como acontece com a maioria dos cânceres , os sinais e sintomas de câncer de ovário geralmente não estará presente até os estágios mais avançados da doença . Além disso, os sinais e sintomas de câncer de ovário pode ser confundida com outra doença , a não ser devidamente testado . Os sintomas mais comuns são a micção freqüente, dor pélvica ou desconforto e dor abdominal, inchaço ou desconforto. Sinais e sintomas incluem uma mudança no ciclo menstrual, dor lombar , fadiga, abdômen expandido , dor durante a relação sexual ( dispareunia ) , perda de apetite ou sensação de plenitude , as mudanças nos movimentos do intestino , e gás persistente, náuseas ou indigestão. Agende uma consulta com o médico , se enfrentando algum destes sintomas.
Fatores de Risco
Existem alguns fatores que aumentam a possibilidade de uma mulher de desenvolver câncer de ovário. O fator de risco mais importante é chamado de mutação genética herdada. Existem dois genes que foram encontrados com mutações em pacientes de câncer de mama , o gene do câncer de mama 1 ( BRCA1 ) e gene do câncer de mama 2 ( BRCA2 ) . Estes genes , se encontrado em um indivíduo , acredita-se que aumenta o risco de câncer de ovário.
Existem vários outros fatores de risco que dão origem ao câncer de ovário. Uma história familiar de câncer de ovário ou de mama pode aumentar o risco de contrair a doença. A idade é outro fator, e , mais em geral , o risco aumenta com a idade. As mulheres que não tiveram filhos estão em um risco aumentado , assim como as mulheres que são inférteis .
Medidas preventivas
Existem várias maneiras de ajudar a reduzir os riscos de contrair câncer de ovário. Uma dieta saudável rica em antioxidantes tem sido conhecida a reduzir os riscos desta doença mortal. Comer muitas frutas e legumes, como abacate, framboesas , figos , laranjas, cenouras cruas e brócolis pode ser benéfico. Além disso, o vinho tinto, chá verde e preto , alho e nozes ajudam a reduzir o risco de contrair câncer de ovário. Além de comer de forma saudável, o exercício ajuda a reduzir o estresse, ansiedade, depressão e fadiga , ajudando a manter o corpo ea mente , tanto em forma e calma .
Acredita-se também que , além de ter um filho, a amamentação diminui o risco de câncer de ovário. Tomar pílula por cinco anos ou mais também é acreditado para reduzir o risco de câncer de ovário por causa do estrogênio no medicação. Outros métodos de prevenção exigem submetem-se a uma ligadura de trompas , histerectomia (remoção do útero ) ou ooforectomia ( remoção dos ovários ) .
Diagnóstico Precoce
pesquisadores estão continuamente à procura de uma maneira de detectar o câncer de ovário. No entanto , isto tem sido difícil de conseguir , e existem apenas dois métodos utilizados actualmente para o rastreio de pacientes de alto risco para esta doença . Este primeiro teste é um ultra-som transvaginal ou ultra-som vaginal que pode detectar uma massa no ovário . No entanto , este teste não pode determinar se a massa é cancerígeno . O outro teste é chamado de CA - 125 para uma proteína encontrada no sangue . CA-125 é geralmente mais elevada em mulheres com câncer de ovário. No entanto , as mulheres com câncer de ovário pode ter níveis normais de CA- 125, ou um nível mais elevado também pode indicar uma outra condição .
Independentemente de saber se você pode estar em risco elevado de câncer de ovário, check-ups anuais, incluindo exames pélvicos , são fatores importantes na prevenção do câncer. Manter um diário de saúde pode ajudar a manter o controle de todos os sintomas que podem aparecer . Se você tiver sintomas , agende uma consulta com seu ginecologista imediatamente.