casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | outros tipos de câncer

Que fatores estão associados à causa do câncer?

Existem vários fatores associados à causa do câncer, conhecidos como fatores de risco. Alguns dos fatores principais incluem:

1. Mutações genéticas:
Os cânceres podem ser causados ​​por mutações em genes que controlam o crescimento, a divisão e o reparo celular. Essas mutações podem ocorrer espontaneamente ou ser herdadas dos pais.

2. Carcinógenos:
A exposição a certos produtos químicos e substâncias chamadas cancerígenas pode aumentar o risco de desenvolver vários tipos de câncer. Exemplos de agentes cancerígenos incluem fumaça de tabaco, amianto, benzeno, radiação ionizante e certos produtos químicos usados ​​em processos de fabricação.

3. Agentes Infecciosos:
Alguns agentes infecciosos, incluindo certos vírus e bactérias, têm sido associados a tipos específicos de cancro. Os exemplos incluem o papilomavírus humano (HPV), que está associado ao cancro do colo do útero e alguns cancros da cabeça e pescoço, e o vírus da hepatite B (HBV) e o vírus da hepatite C (HCV), que estão associados ao cancro do fígado.

4. Fumaça de tabaco:
Fumar cigarros e exposição ao fumo passivo são fatores de risco significativos para vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, cabeça e pescoço, bexiga e rim.

5. Consumo de álcool:
O consumo excessivo de álcool tem sido associado a um risco aumentado de vários tipos de câncer, como câncer de fígado, boca, esôfago e garganta.

6. Obesidade:
Estar com sobrepeso ou obesidade aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, endométrio, cólon e rim.

7. Inatividade Física:
A falta de atividade física regular está associada a um risco maior de certos tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, mama, endométrio e pulmão.

8. Certas condições médicas:
Certas condições médicas podem aumentar o risco de cancros específicos. Por exemplo, indivíduos com doenças inflamatórias crónicas, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, têm um risco aumentado de cancro colorrectal. Pessoas com certas doenças hereditárias, como síndrome de Lynch e polipose adenomatosa familiar (PAF), têm maior probabilidade de desenvolver certos tipos de câncer.

9. Fatores Ambientais:
A exposição a certos poluentes e toxinas ambientais, como arsénico, benzeno, formaldeído e gases de escape de diesel, tem sido associada a um risco aumentado de cancros específicos.

É importante observar que ter um ou mais fatores de risco não significa necessariamente que uma pessoa desenvolverá câncer. No entanto, estar ciente destes factores de risco e tomar medidas para reduzir a exposição ou modificar comportamentos a eles associados pode ajudar os indivíduos a reduzir o risco de certos tipos de cancro.