casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | outros tipos de câncer

Como os carcinógenos afetam o corpo?

Os carcinógenos afetam o corpo danificando o DNA, o material hereditário das células. O DNA contém as instruções para a produção de proteínas e, quando é danificado, as células podem começar a crescer descontroladamente. Isto pode levar à formação de tumores, que podem ser benignos (não cancerosos) ou malignos (cancerosos).

Existem muitos tipos diferentes de agentes cancerígenos e eles podem entrar no corpo de várias maneiras. Alguns carcinógenos comuns incluem:

* Produtos químicos na fumaça do tabaco
* Fibras de amianto
*Radiação ultravioleta do sol
* Certos vírus e bactérias
* Alguns produtos químicos utilizados na indústria e na agricultura

Os carcinógenos podem danificar o DNA de várias maneiras. Uma maneira comum é formar ligações covalentes com a molécula de DNA. Isto pode perturbar a estrutura normal do DNA e impedir que ele seja copiado corretamente. Outra maneira pela qual os carcinógenos podem danificar o DNA é induzindo o estresse oxidativo. Este é um processo que pode danificar a molécula de DNA e outros componentes celulares.

Os efeitos dos carcinógenos no corpo podem variar dependendo do tipo de carcinógeno, da dose e da duração da exposição. Alguns agentes cancerígenos podem causar cancro após uma única exposição, enquanto outros podem exigir exposição repetida durante um longo período de tempo. O risco de câncer também depende da composição genética e da saúde geral do indivíduo.

Há uma série de coisas que as pessoas podem fazer para reduzir a sua exposição a agentes cancerígenos, incluindo:

* Evitar a fumaça do tabaco
* Limitar a exposição a fibras de amianto
* Evitar exposição excessiva ao sol
* Ser vacinado contra certos vírus e bactérias
*Tomar precauções ao trabalhar com produtos químicos

Ao reduzir a exposição a agentes cancerígenos, as pessoas podem ajudar a reduzir o risco de cancro.