A perda de cabelo é comum entre os pacientes de quimioterapia , mas outros efeitos colaterais temporários são mais prejudiciais para o corpo. De acordo com MayoClinic.com , pacientes submetidos a quimioterapia são mais propensos a desenvolver distúrbios hemorrágicos e feridas na boca . A esofagite ( dor ao engolir ) podem ocorrer , assim como um aumento do risco de infecções .
Órgãos
Infelizmente , os órgãos são suscetíveis a danos causados por ciclos de quimioterapia pesados. Dependendo do tipo e do estádio do cancro no corpo , o médico irá desenvolver um regime de quimioterapia que envolve um período de tratamento e depois de um período de recuperação . Alguns pacientes serão submetidos a ciclos repetidos de quimioterapia . O risco de danos para os pulmões, o coração eo fígado, aumento do comprimento dos ciclos de quimioterapia aumenta.
Sistema Nervoso
quimioterapia mata as células cancerosas . Infelizmente , ela também mata algumas das células saudáveis do corpo . O sistema nervoso controla o cérebro e a medula espinhal . A confusão é comum , junto com uma dor de cabeça e um pescoço dolorido. Alguns efeitos colaterais são temporários , mas a American Cancer Society observa que algumas condições , incluindo alterações de personalidade , déficit cognitivo e perda de sensibilidade nas extremidades podem ser de longo prazo ou permanente por causa do sistema nervoso danos celulares .
sangue
Durante um ciclo de quimioterapia , o sangue do paciente é periodicamente testado para determinar a contagem de glóbulos brancos no sangue ( WBC ) , a contagem de glóbulos vermelhos ( RBC ) e o número de plaquetas no sangue do paciente . Quando estas células sanguíneas estão em equilíbrio , eles combater infecções e fornecer alimentação para o resto do corpo . Durante a quimioterapia , o sangue de um paciente é testada regularmente . Quando o WBC , contagem de plaquetas ou RBC está muito alterada , o paciente está em um risco aumentado de infecções e desnutrição perigosos.
Câncer
Enquanto quimioterapia trata alguns tipos de câncer , pode tornar o paciente mais suscetível a outros tipos de câncer . Chemo pacientes são mais propensos a desenvolver leucemia, uma outra forma de câncer, e da American Cancer Society estima que até dez por cento de todos os casos de leucemia são causados por tratamentos de quimioterapia
Todos os novos efeitos colaterais devem ser imediatamente comunicado ao médico do paciente de quimioterapia. Além disso , os efeitos secundários em curso que, de repente piorar deve instigar uma chamada para o médico. A quimioterapia é um delicado equilíbrio de uso de medicação apenas o suficiente para matar o câncer durante a tentativa de minimizar os efeitos colaterais prejudiciais.
Cuidados