alvos de quimioterapia células de divisão rápida , como as células cancerosas, mas outras células saudáveis que também se dividem rapidamente são frequentemente afetados. As células mais comuns são afectadas células ciliadas , o que leva a perda de cabelo durante o tratamento . Sobre o curso de quimioterapia , mais e mais folículos pilosos são afetados, e os pacientes podem perder o cabelo de suas sobrancelhas, cílios , pernas, axilas e áreas pubiana , assim como o cabelo de suas cabeças.
baixa contagem de células de sangue
células de sangue de todos os três tipos principais (glóbulos brancos , glóbulos vermelhos e plaquetas ) podem também ser alvo de quimioterapia, o que pode causar anemia, hematomas e sangramento, ou uma vulnerabilidade à infecção . À medida que o tratamento avança, as contagens de glóbulos baixo pode piorar . Isso às vezes atrasa o tratamento adicional, pois a contagem de células precisam subir antes de mais quimioterapia é administrada. Anemia excessiva , hematomas ou qualquer infecção pode resultar em hospitalização.
Náuseas e vômitos
Algumas drogas quimioterápicas são mais propensos a causar náuseas e vómitos do que outros. Apenas algumas drogas têm uma elevada probabilidade de náuseas e vômitos , e para aqueles , os médicos geralmente prescrevem antieméticos desde o início. Para a maioria das outras drogas , o risco de náuseas e vômitos se desenvolve ao longo do tempo .
Feridas Sores da boca
Boca pode ocorrer com qualquer tratamento de câncer, mas o risco de desenvolver grave feridas na boca aumenta drasticamente se os pacientes recebem altas doses cumulativas de quimioterapia ou se receberem quimioterapia e tratamentos de terapia de radiação.
dor
a dor é um possível efeito colateral de qualquer câncer ou o tratamento do câncer . Se não for adequadamente gerida quando se inicia pela primeira vez , a dor pode piorar ao longo do tratamento e até mesmo permanecer após o tratamento está terminado.
Neuropatia Periférica
neuropatia periférica , uma condição que causa dormência e formigamento nas mãos devido a danos nos nervos, às vezes é um efeito colateral de certos medicamentos de quimioterapia . Dependendo da lesão do nervo , o paciente pode ter efeitos residuais após o tratamento ou poderia mesmo ter dificuldades de longo prazo em movimento ou sentimento.