Um tumor neuroblastoma origina em uma célula nervosa , crescendo silenciosamente até que ele aparece como nódulo não- sensível, mais comumente encontrados no abdômen , no pescoço ou no peito. Em bebês , pequenas protuberâncias azuis, parecido com mirtilos, podem aparecer apenas sob a pele fina do bebê. Se um tumor no abdômen não é detectado precocemente, barriga da criança pode inchar como o tumor cresce.
Sistema digestivo
Entre os primeiros sintomas do neuroblastoma são as mudanças no hábitos de movimento do apetite e do intestino da criança. Ele pode escolher a sua comida ou se recusar a comer, se o tumor exerce pressão sobre o estômago. Além disso, ele pode tornar-se diarréia prisão de ventre ou experiência. Como seu apetite diminui, ele pode perder peso.
Olhos
Segundo Cancer.org , quase dois terços de todos os casos de neuroblastoma espalhou a partir do inicial local do primeiro tumor para outras áreas do corpo da criança antes de um diagnóstico é feito. Quando os nervos da face estão envolvidos , a criança pode experimentar espasmos involuntários dos olhos ou os músculos ao redor dos olhos , ele pode ter olheiras ao redor dos olhos , parecendo um " guaxinim ", e com o aumento da pressão por trás do globo ocular, que podem sobressair. As pálpebras podem aparecer caído .
Sangramento
Se o neuroblastoma se espalha para os ossos , a medula pode ser afetada , resultando em uma diminuição do número de plaquetas no sangue e sangue vermelho células . Isto pode provocar uma redução da capacidade de coagulação do sangue ea criança podem sangrar excessivamente desde muito pequenos cortes ou arranhões .
Dor
Embora a maioria dos tumores de neuroblastoma são indolores ao toque, eles podem colocar pressão sobre os nervos ou órgãos adjacentes , causando dor nas costas, dor abdominal ou dor óssea generalizada. Dor nas pernas e inchaço pode resultar de compressão na medula espinhal.