mieloma múltiplo Como progride, os sintomas são mais susceptíveis de aparecer. Os sintomas mais comuns incluem a dor nos ossos , sangue anormal ou exames de urina , que incluem a presença de proteínas monoclonais e os níveis elevados de cálcio . Cálcio elevado pode levar à desidratação , constipação e náuseas. Anemia , fraturas ósseas sem causa , fadiga e infecções repetidas também são sintomas comuns de mieloma múltiplo.
Causas
causas exatas do mieloma múltiplo ainda não são conhecidos . Os médicos sabem que a doença começa com células plasmáticas irregulares que continuam se multiplicando . As pessoas normais têm 5% ou células plasmáticas menos em sua medula . Uma vez que as células cancerígenas não morrer , que se acumulam para até 10 % da medula . As células também irá viajar e acumulam-se em outras partes do corpo que são diferentes dos seus locais originais . Os pesquisadores acreditam que a doença pode ser genética .
Riscos
O mieloma múltiplo é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade . A maioria das pessoas , no entanto, são mais de 70 , quando diagnosticado. Os afro-americanos são mais propensos a desenvolver a doença do que os brancos . Também é duas vezes mais comum em homens como em mulheres . Tal como acontece com a maioria dos cânceres , as pessoas que são obesas ou com sobrepeso são mais propensos a desenvolver mieloma múltiplo. As pessoas com uma condição chamada gamopatia monoclonal também são mais propensos a desenvolver a doença .
Complicações
Se não tratada, o mieloma múltiplo pode ter efeitos graves sobre o corpo. As células de mieloma ficar no caminho da produção de anticorpos . Pessoas com a doença, então não tenho a defesa adequada para combater infecções de outros órgãos , como a bexiga ou rins. Como os ossos são erodidos , a coluna vertebral pode comprimir , resultando em paralisia ou membros fracos . Além disso, células de mieloma pode prejudicar a função renal , o que interfere com o processamento do corpo de resíduos.
Tratamento
pessoas com mieloma múltiplo sintomático têm muitas opções de tratamento. A doença é incurável , mas as opções disponíveis pode permitir que o paciente tenha uma qualidade quase normal da vida . Os tratamentos incluem quimioterapia , esteróides, medicamentos como a talidomida e radioterapia. Muitos pacientes também recebem transplantes de células -tronco , que vêm de próprios ou de medula de um doador . Os tratamentos também são direcionados para os sintomas , com medicamentos para aliviar a dor , antibióticos e injeções de eritropoietina usados para combater a dor , infecção e anemia.