esofágica refere-se a todos os cânceres que começam na camada mucosa interna do esôfago e que crescem em direção à submucosa ea camada muscular do esôfago. Os dois principais tipos de câncer de esôfago são o câncer adenocarcinoma eo carcinoma de células escamosas. Os adenocarcinomas se referem a todos os tipos de câncer que começam nas células das glândulas do esôfago. As células glandulares não são normalmente encontradas dentro do revestimento interior do esófago , mas quando um paciente tem o esófago de Barrett , as células escamosas normais nesta revestimento interno são substituídas pelas células glandulares . Geralmente , os adenocarcinomas são encontrados na porção inferior do esófago , o que tem a maior exposição a ácidos do estômago . A extensão do tamanho do adenocarcinoma determina o estágio do câncer .
Staging
Como a maioria dos cânceres , adenocarcinoma de esôfago é encenado com a realização de quatro partes sistema desenhado pelo American Joint Committee on Cancer . Este teste é chamado de teste AJCC após seu criador , ou o teste de TNM após os três fatores que compõem o teste. O factor de " T " refere-se ao tamanho do tumor , o factor "n" refere-se à extensão do envolvimento dos gânglios linfáticos e o " factor de H refere-se ao facto de o cancro se espalhou (metástase ) para outras áreas do corpo .
Estágio 0
Estágio 0 tem um número T de "é" e um número N e M 0. não há envolvimento de gânglios linfáticos de metástases . o tamanho do adenocarcinoma é muito pequena , e as células cancerosas existem apenas na mucosa do esófago ( epitélio ) e não do tecido conjuntivo .
Fase I
fase I do esôfago adenocarcinoma, há um número de 0 T e um número N e M 0. Isto significa que não há metástases ou comprometimento de linfonodos . as células cancerosas se espalharam para a propia lamina (o tecido fora do camada interna ) ou a submucosa , mas não profunda.
Stage II
há dois diagnósticos clínicos diferentes para a fase II adenocarcinoma de esôfago. a primeira é a fase II , que é caracterizado por um número T de 2 ou 3 e um número M e N 0. Isto significa que há novamente sem envolvimento de gânglios linfáticos ou metástases. o câncer em si tornou-se a propia muscular (para T2) ou no tecido conjuntivo que cobre o esófago ( adventícia ) para o T3 .
Fase IIB tem um número de 1 ou 2 e um número N de 1 . Isto significa que o cancro seja cultivada no propoia laminia e submucosa (por T1 ) ou a propia muscular ( para T2) e pelo menos um linfonodo perto do esôfago foi infiltrada por células cancerosas. Novamente , não há metástases , eo número "M" é 0.
Stage III
Fase III adenocarcinoma esofágico também tem dois componentes principais clínicos para o seu diagnóstico . O primeiro é um número t de 3 com um número N de 1 e um número M de 0 . a segunda é um número T de 4 com um número N de 0 ou 1 e um número M de 0 . Isto significa que o cancro ou cultivadas todo o caminho para a camada mais externa do esófago ( adventita ) no caso de T3 , e penetrou pelo menos um linfonodo próximo ou que o câncer se espalhou a partir do esôfago em tecidos ou órgãos das imediações ( T4). Em ambos os casos , não há metástases.
Stage IV
Stage IV significa que o câncer se espalhou a partir do esôfago. Stage IV A significa que o número M é M1a , significando que o câncer se espalhou para os gânglios linfáticos distantes no pescoço ( para cânceres originários no esôfago superior) ou na abdominal ( para câncer no esôfago inferior, como a maioria dos adenocarcinomas ) . Estágio IVB significa que o câncer se espalhou para um local distante no corpo distinto do esôfago, incluindo o cérebro , ossos, fígado ou linfonodos distantes. os números M e N são não é importante no diagnóstico de fase IV , porque é a propagação do câncer , que é característica desta fase .