As células normais se tornam cancerosas quando o DNA está danificado , de acordo com a American Cancer Society. Em células não cancerosas , o dano ao DNA desencadeia a reparação celular ou morte celular , mas em células cancerosas , a divisão continua com o DNA danificado intacta.
Divisão anormal
Emory University relata que células cancerosas , ao contrário das células normais, pode dividir sem a presença de fatores externos que normalmente estimulam o crescimento celular. Em alguns casos , as células cancerosas podem realmente desligar os receptores de células que respondem a influências externas.
Inibição de Contato
células não cancerosas têm uma característica embutida chamado inibição de contato, o que os impede de crescer depois de fazer contato com outras células de sua espécie , relata Chemocare.com . As células cancerosas ignorar inibição por contato e continuar a produzir células desnecessários.
Defeito acúmulo
Além de DNA anormal , as células cancerosas podem conter números anormais de cromossomos , observa Universidade Emory . Estes defeitos podem acumular-se durante a divisão celular, cada vez mais a criação de células anormais.
Efeitos acelerados
Dependendo dos genes específicos afetados dentro de células cancerosas , a divisão pode resultar em tumor acelerado desenvolvimento ou crescimento , de acordo com a Universidade de Emory.