Fumantes não só inalar monóxido de carbono quando fumam , eles também inalam mais de 4.000 produtos químicos , muitos dos quais são tóxicos . Os fumantes que inalam a fumaça do cigarro têm aumentado significativamente suas chances de desenvolver câncer. O relatório de 2004 nos EUA Cirurgião Geral encontrados links para pulmão , colo do útero , rins , esôfago , laringe , pâncreas e estômago cânceres em fumantes . Tabaco de mascar, também conhecido como o tabaco sem fumaça , é tão perigoso como fumar e podem causar cancros orais e pulmonares.
Doenças Cardiovasculares
Fumar causa danos aos vasos sanguíneos e acelera aterosclerose , ou o endurecimento das artérias . Isto pode levar a derrames , coágulos sanguíneos, pressão alta e doenças cardíacas. Se um fumante deixa de fumar , o risco de doença cardíaca será cortado à metade do que era quando ela estava fumando . Depois de 15 anos , seu risco de desenvolver doença cardíaca seria equivalente ao de um não fumador.
Doenças Respiratórias
Muitos fumantes sofrem de uma variedade de doenças pulmonares obstrução crônica (DPOC) . Quando a fumaça é repetidamente inalada para os pulmões , ele danifica o cílios , estruturas semelhantes a pêlos minúsculos que revestem os pulmões e protegem contra a infecção. Os fumantes têm um risco aumentado para infecções nos brônquios , tosse , diminuição da função pulmonar e pneumonia. O enfisema é uma doença que é quase exclusivamente relacionados ao tabagismo e pode levar à morte. Casacos de fumaça inalada os alvéolos , pequenos sacos - troca de gases nos pulmões , e torna a respiração difícil , o que levou ao colapso dos pulmões. O enfisema é irreversível , mesmo que um fumante sai.
Complicações Reprodutivos
Mulheres que fumam podem sofrer de infertilidade. Se engravidar, os bebês têm um maior risco de sofrer de síndrome de morte súbita infantil (SMSI) e baixo peso ao nascer . Feminino fumantes também o risco de natimortos e partos prematuros .
Diminuída densidade óssea
Fumantes são mais propensos a sofrer de osteoporose ou baixa densidade óssea , do que aqueles que não fumam . Fumar reduz a quantidade de cálcio que o corpo absorve , levando a um risco aumentado de fracturas ósseas . O hormônio estrogênio ajuda o corpo a absorver o cálcio . Embora a massa óssea de homens também é reduzido quando se fuma , o fluxo reduzido de estrogênio em mulheres na pós -menopausa coloca em risco particular para a osteoporose.