O tratamento mais comum e eficaz para o adenoma pleomórfico é a excisão cirúrgica completa do tumor em si , de acordo com o World Journal of Surgical Oncology ( WJSO ) . O procedimento envolve a remoção de todo o tumor e algum tecido circundante, para evitar recorrência . Uma quantidade considerável de tecido extra pode precisar ser removido, uma vez que estes tipos de tumores são conhecidos por terem extensões semelhantes a dedos, que crescem na área em torno deles.
A parotidectomia superficial é feito sob anestesia geral e dura cerca de três a quatro horas para concluir , de acordo com a Georgetown University Hospital . O cirurgião faz uma incisão no pescoço , perto da orelha . Ele normalmente cura com cicatrizes mínimas e sem danificar o nervo facial.
Riscos
Os riscos cirúrgicos envolvidos na remoção do tumor variam de acordo com o próprio tumor. Uma menor do tumor , mais confinados serão mais fáceis de remover e , por conseguinte, ser menos susceptíveis de causar danos no nervo facial localizados nas proximidades . Um tumor que se estende para uma área mais ampla pode levar risco mais pesado . De acordo com o Hospital da Universidade de Georgetown , os cirurgiões são extremamente cuidadoso em trabalhar perto do nervo facial ea maioria dos pacientes curar normalmente e não sentir qualquer função anormal .
Nerve fraqueza poderia ocorrer por até quatro meses após a cirurgia , mas isso geralmente não necessita de qualquer terapia . Danos permanentes do nervo raramente ocorre .
A possibilidade de infecção existe com todas as feridas cirúrgicas , mas pode ser tratada com antibióticos. Além disso , a saliva pode escorrer a partir da incisão depois da cirurgia . O cirurgião deve ser notificado , mas normalmente isso só será temporário e não deve precisar de mais tratamento.
Radioterapia
Em alguns casos , os médicos podem sentir que acompanhamento do tratamento de radiação é necessário. Os Institutos Nacionais de Saúde (NIH) não recomendam a terapia de radiação em todos os casos e sugerem que ele é reservado para pacientes específicos com dificuldades cirúrgicas . De acordo com o NIH , a terapia de radiação pode aumentar a probabilidade de que quaisquer tumores recorrentes tornar maligna . O WJSO relata que estudos têm mostrado uma taxa de recorrência de 6 a 7 por cento para os pacientes com adenoma pleomórfico benigno.