Enquanto o câncer bucal pode afetar qualquer parte da boca, na maioria das vezes afeta tanto os lábios ou na língua. O maior fator de risco que contribuem para o desenvolvimento de câncer oral é o uso do tabaco ou fumo. Em qualquer lugar 70-80 por cento de todos os casos de câncer bucal são um resultado da exposição a agentes cancerígenos nestas substâncias.
Oral Tratamento do Câncer
acordo com Medline Plus , existem três principais de tratamento utilizado para combater o cancro potencialmente oral. A cirurgia , ou remoção directa do tecido canceroso , é o método preferido quando o tumor é pequena ou ainda tem de se espalhar . Radioterapia e quimioterapia são as outras duas opções , que consiste na aplicação de radiação ou drogas para destruir o câncer.
Radioterapia Procedimento
De acordo com o Fundação do Câncer Oral , radioterapia consiste na utilização de radiação ionizante alvo para combater o tecido canceroso. Esta radiação danifica a estrutura celular do câncer , tornando -o incapaz de continuar a dividir . Infelizmente, a radioterapia pode colateralmente afetar o tecido normal, assim , tornando-se menos de um método preciso para o tratamento de câncer.
Tipos
Há dois tipos principais de radioterapia . A primeira é o uso de " raios-x ou raios gama " , que são úteis para a destruição de tecido canceroso , tanto na superfície da pele e dentro. A segunda é a radioterapia interna , que consiste na colocação de objectos contendo material radioactivo no tumor . Este método é muitas vezes usado para cânceres que afetam a língua.
Considerações
Note que fazer a escolha de usar a terapia de radiação para combater o câncer bucal não descarta a possibilidade de simultaneamente usando as outras duas metodologias aceitas também. Note também que existem alguns efeitos colaterais para a terapia de radiação , incluindo alopecia, irritação na pele , e os sentimentos gerais de fadiga. Um risco específico para a utilização de radioterapia para combater o câncer bucal é xerostomia , ou perda de glândulas salivares.