Timomas podem ser classificados por sistemas diferentes, dependendo de quais características são observadas . Um destes sistemas usa a forma de células para diferenciar os cancros do timo , e identifica - timoma de células fusiformes como aqueles que têm as células em forma de fuso ( largo no meio e afilado nas extremidades ) .
No entanto , para evitar mal-entendidos ao classificar os cancros do timo , a Organização Mundial da Saúde ( OMS) criou um sistema de classificação baseado em toda a organização sistemática anterior, como indicado na Fundação para o site da Thymic Cancer Research . De acordo com esta informação, timomas de células fusiformes , também pode ser chamado de tipo A timoma .
Sintomas
Conforme relatado pela Fundação para a Thymic Cancer Research , cerca de 30 por cento dos pacientes com timoma não apresentam sintomas quando a doença é diagnosticada . Se houver sintomas , que incluem tosse persistente , dor no peito , fraqueza muscular , congestão das vias aéreas superiores , fadiga , braço ou inchaço facial, anemia , falta de ar , dificuldade em engolir e aumento do risco de infecção.
Diagnóstico
Timoma pode ser diagnosticada através de raios- X ou tomografia computadorizada (TC) imagens do tórax , como afirma Wood na OncoLink . Biópsia por uma extração de uma amostra do tumor para análise microscópica , às vezes é necessário, antes de um diagnóstico completo .
Prognóstico
O prognóstico depende do estágio da doença . Observando o sistema Masaoka citado por Madeira em OncoLink , há uma taxa de sobrevivência de cinco anos, de acordo com o estágio do câncer .
No sistema Masaoka , há 96 por cento de mudança de sobrevivência , se o câncer é diagnosticada durante a Fase I ( o tumor não invadiu os arredores da glândula ); 86 por cento , quando em estágio II ( que se espalhou para além da glândula ou o revestimento da cavidade do pulmão ); 69 por cento na Fase III ( que invadiu órgãos próximos , como os pulmões e os vasos próximos ao coração ); . 50 por cento , quando em estágio IV ( que se espalhou profundamente em órgãos próximos ou outros, através do sistema linfático ou corrente sanguínea )
Tratamento
Cirurgia
, quando o tumor pode ser completamente removido , é recomendado para estágios I, II e III. Como timomas são sensíveis à radiação , o uso de radioterapia é também aconselhável que, por vezes, como uma terapia complementar , após a remoção cirúrgica . Este tratamento também é feito de modo a reduzir as chances de recorrência do tumor .
Quimioterapia com cisplatina , doxorubicina e ifosfamida é muitas vezes utilizada na fase avançada da doença . Às vezes , os corticosteróides são usados também , mas eles não constituem tratamento quimioterápico , Wood afirmou em OncoLink .