casa | | Informação em Saúde > | câncer | mesotelioma
Quando as pessoas descobriram que o amianto causava mesotelioma?
No início do século XIX, houve relatos de trabalhadores em minas e fábricas de amianto que desenvolveram um tipo raro de cancro do pulmão. No entanto, só no século XX é que a ligação entre a exposição ao amianto e o mesotelioma foi firmemente estabelecida.
Em 1906, o Dr. Montague Murray, de Londres, publicou um artigo descrevendo o caso de um homem que havia trabalhado como tecelão de amianto e morreu de mesotelioma. Dr. Murray sugeriu que as fibras de amianto poderiam causar câncer, mas suas descobertas não receberam muita atenção.
Na década de 1930, o Dr. Cooke e o Dr. Eric Selikoff conduziram um estudo com trabalhadores que trabalham com amianto nos Estados Unidos. Eles descobriram que os trabalhadores que trabalhavam com amianto tinham um risco muito maior de desenvolver mesotelioma do que a população em geral. O estudo de Cooke e Selikoff forneceu fortes evidências da ligação entre a exposição ao amianto e o mesotelioma.
Nos anos que se seguiram, mais pesquisas foram realizadas sobre amianto e mesotelioma. Esta pesquisa confirmou que a exposição ao amianto é a principal causa do mesotelioma. Hoje, o mesotelioma é considerado uma doença evitável e o amianto foi proibido ou severamente restringido em muitos países.