casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | mesotelioma

O que é o narcisismo maligno do amor próprio?

Narcisismo maligno do amor próprio , ou simplesmente narcisismo maligno, é um tipo de narcisismo caracterizado por um grandioso senso de auto-importância, falta de empatia pelos outros e necessidade de admiração constante. Indivíduos com narcisismo maligno de amor próprio são frequentemente manipuladores, exploradores e autoritários, e podem se envolver em comportamento anti-social ou criminoso.

Os sintomas do narcisismo maligno do amor próprio incluem:

- Um grandioso senso de auto-importância
- Falta de empatia pelos outros
- Necessidade de admiração constante
- Um sentimento de direito
- Manipulatividade
- Exploração
- Comportamento anti-social
- Comportamento criminoso

O narcisismo maligno do amor próprio pode ser uma força destrutiva tanto para os indivíduos quanto para a sociedade. Indivíduos com esse transtorno podem ter dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, pois são incapazes de cuidar verdadeiramente ou compreender as necessidades dos outros. Podem também envolver-se em comportamentos de risco ou destrutivos, tais como abuso de substâncias ou violência, a fim de alimentar a sua necessidade de atenção ou validação.

Na sociedade, o narcisismo maligno do amor próprio pode contribuir para conflitos e agitação social. Indivíduos com esse transtorno podem ser incapazes de trabalhar cooperativamente com outras pessoas e podem ser rápidos em culpar ou usar os outros como bodes expiatórios por suas próprias deficiências. Podem também usar o seu poder e influência para explorar ou manipular outros para ganho pessoal.

Não há cura para o narcisismo maligno do amor próprio, mas existem tratamentos que podem ajudar os indivíduos a controlar seus sintomas e aprender a viver uma vida mais plena. O tratamento pode incluir psicoterapia, medicação e grupos de autoajuda.