A exposição ao amianto pode resultar em aumento do risco de certos tipos de câncer . Em geral , estes cancros são provocados pela inalação de fibras de amianto . Inalação de amianto tem sido associada ao cancro do pulmão e mesotelioma.
Qual é o mesotelioma ?
O mesotelioma é um tipo de câncer que se desenvolve em um tecido específico chamado de mesotélio. O mesotélio abrange muitos dos órgãos interal do corpo e serve como um revestimento protector . O mesotélio protege o coração , grande parte do abdômen e os pulmões. Os pulmões são o local mais comum para Mesthelioma para se desenvolver.
Como o amianto levam a mesotelioma
Quase todos os casos de mesotelioma pode ser ligado a inalação de amianto . Quando as fibras de amianto são inalados , eles podem cavar através do pulmão e entra nas células mesotélio. Uma vez lá, eles promovem o crescimento e mutação destas células em células cancerosas.
Tipos de amianto e mesotelioma
Existem dois tipos principais de fibras de amianto. Fibras azuis são mais longas e mais finas, e as fibras de amianto branco mais se assemelham a penas. Fibras azuis são mais cancerígenos do que as fibras brancas, mas as fibras brancas são mais facilmente inaladas e pode fazer mais danos aos pulmões.
Exposição ao amianto
Amianto pode ser especialmente perigoso durante o processo de fabrico , quando as fibras podem ser libertados para o ar e inalada . O amianto é muitas vezes usado como um componente de isolamento , o que pode proporcionar um risco de exposição a todos no prédio.