casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
O que é mapeamento e biópsia de linfonodo sentinela?
O mapeamento e biópsia do linfonodo sentinela é um procedimento cirúrgico usado para identificar e remover o primeiro ou mais linfonodos para os quais as células cancerígenas de um tumor primário têm maior probabilidade de se espalhar. É comumente realizado em pacientes com câncer de mama ou melanoma, mas também pode ser usado em outros tipos de câncer.
O procedimento envolve a injeção de uma substância radioativa ou corante azul próximo ao tumor primário. Esta substância viaja através do sistema linfático e é captada pelos gânglios linfáticos sentinela. O cirurgião então usa uma sonda gama ou outra técnica de imagem para localizar os linfonodos sentinela e removê-los para exame ao microscópio.
Se for descoberto que os gânglios linfáticos sentinela contêm células cancerígenas, isso pode indicar que o câncer se espalhou e pode ser necessário tratamento adicional. Se os gânglios linfáticos sentinela não apresentarem cancro, é provável que o cancro não se tenha espalhado e que o tratamento adicional possa não ser necessário.