casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
Qual é a principal função dos linfócitos?
Os linfócitos são glóbulos brancos especializados, essenciais para o sistema imunológico do corpo e desempenham um papel crítico na proteção contra infecções e doenças. Eles são produzidos e amadurecidos na medula óssea e no timo e depois circulam por todo o corpo no sangue e na linfa.
A principal função dos linfócitos é reconhecer, atingir e eliminar invasores estranhos, como bactérias, vírus, fungos e outros patógenos. Eles também são responsáveis por atacar e destruir células anormais ou cancerosas no corpo.
Para desempenhar essas funções, existem dois tipos principais de linfócitos:
1. Linfócitos B (células B): - As células B produzem anticorpos, que são moléculas de proteínas que se ligam a antígenos específicos (substâncias estranhas) e ajudam a neutralizá-los e eliminá-los.
- Cada célula B produz um anticorpo específico que corresponde a um antígeno específico.
- Quando as células B encontram antígenos pela primeira vez, elas passam por um processo de ativação e diferenciação em células plasmáticas, que são fábricas produtoras de anticorpos.
- As células B também têm função de memória. Após uma infecção, algumas células B transformam-se em células B de memória, que permanecem no corpo e fornecem protecção a longo prazo contra encontros futuros com o mesmo antigénio.
2. Linfócitos T (células T): - As células T são responsáveis pela imunidade mediada por células.
- Eles interagem diretamente com células infectadas ou cancerosas e as destroem.
- Existem diferentes tipos de células T, incluindo células T citotóxicas (células T assassinas), células T auxiliares, células T reguladoras e células T de memória, cada uma com funções específicas na resposta imune.
Ao trabalharem juntos, os linfócitos formam uma rede complexa que ajuda o corpo a reconhecer, adaptar-se e eliminar várias ameaças à sua saúde.