casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O sistema linfático desempenha um papel na disseminação de patógenos e células cancerígenas?

Sim, o sistema linfático desempenha um papel na disseminação de patógenos e células cancerígenas.

O sistema linfático é uma rede de vasos e nódulos que ajuda a drenar fluidos de tecidos e órgãos. Também desempenha um papel importante na resposta imunológica do corpo. Patógenos, como bactérias e vírus, podem entrar no sistema linfático através de cortes ou escoriações na pele, ou através dos tratos respiratório ou digestivo. Uma vez no sistema linfático, os patógenos podem viajar para os gânglios linfáticos, onde podem ser filtrados e destruídos pelas células do sistema imunológico. No entanto, alguns agentes patogénicos podem escapar ao sistema imunitário e espalhar-se para outras partes do corpo através dos vasos linfáticos.

As células cancerígenas também podem se espalhar pelo sistema linfático. Quando as células cancerosas se separam de um tumor primário, elas podem entrar nos vasos linfáticos e viajar para os gânglios linfáticos. Se as células cancerígenas não forem destruídas pelas células do sistema imunológico nos gânglios linfáticos, elas podem se espalhar para outras partes do corpo. A propagação do câncer através do sistema linfático é chamada de metástase linfática.

O sistema linfático é uma parte importante do sistema imunológico do corpo, mas também pode desempenhar um papel na propagação de patógenos e células cancerígenas.