casa |  | Informação em Saúde >  | câncer | linfoma

O que é doença dos gânglios linfáticos?

Doença dos linfonodos refere-se a uma série de condições que afetam os gânglios linfáticos, que são pequenos órgãos em forma de feijão que desempenham um papel vital no sistema imunológico do corpo. Os gânglios linfáticos estão localizados por todo o corpo, mas estão particularmente concentrados no pescoço, nas axilas e na virilha.

A doença dos linfonodos pode ser causada por vários fatores, incluindo:

* Infecção: Os gânglios linfáticos podem ficar inchados e sensíveis quando o corpo está combatendo uma infecção, como um resfriado ou gripe. Na maioria dos casos, o inchaço desaparece assim que a infecção desaparece.
* Câncer: A doença dos linfonodos também pode ser um sinal de câncer, como linfoma ou leucemia. Quando o câncer se espalha para os gânglios linfáticos, pode torná-los aumentados, firmes e indolores.
* Outras condições médicas: Certas condições médicas, como doenças autoimunes e HIV/AIDS, também podem causar doenças nos linfonodos.

Os sintomas da doença dos linfonodos podem variar dependendo da causa subjacente. Alguns sintomas comuns incluem:

*Gânglios linfáticos inchados
* Ternura
* Dor
* Febre
*Suores noturnos
* Perda de peso
* Fadiga

Se você estiver apresentando algum desses sintomas, é importante consultar seu médico para uma avaliação. O seu médico realizará um exame físico e poderá solicitar exames, como exame de sangue ou biópsia, para determinar a causa da doença dos linfonodos.

O tratamento da doença dos linfonodos depende da causa subjacente. Em alguns casos, nenhum tratamento é necessário. Por exemplo, os gânglios linfáticos inchados devido a uma infecção geralmente retornam ao tamanho normal assim que a infecção desaparece. Em outros casos, o tratamento pode ser necessário para tratar a causa subjacente da doença dos linfonodos. Por exemplo, o tratamento do câncer pode ser necessário para reduzir ou remover tumores cancerígenos que se espalharam para os gânglios linfáticos.