casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
O que acontece nos filões linfáticos?
Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos em forma de feijão que fazem parte do sistema linfático. Eles estão localizados por todo o corpo, mas estão mais concentrados no pescoço, nas axilas e na virilha. Os gânglios linfáticos desempenham um papel importante na resposta imunológica do corpo.
Aqui estão algumas das coisas que acontecem nos gânglios linfáticos:
*
Filtragem da linfa: A linfa é um fluido que circula por todo o corpo e coleta resíduos, bactérias e outras substâncias estranhas. À medida que a linfa passa pelos gânglios linfáticos, ela é filtrada para remover essas substâncias.
*
Produção de linfócitos: Os linfócitos são glóbulos brancos que ajudam o corpo a combater infecções. Os gânglios linfáticos produzem linfócitos e os armazenam até serem necessários.
*
Ativação de linfócitos: Quando ocorre uma infecção, os linfócitos nos gânglios linfáticos são ativados e começam a se dividir. Este processo é chamado de expansão clonal.
*
Diferenciação de linfócitos: Os linfócitos ativados podem se diferenciar em diferentes tipos de células, incluindo células B e células T. As células B produzem anticorpos, que são proteínas que ajudam o corpo a combater infecções. As células T matam as células infectadas e ajudam a regular a resposta imunológica.
*
Formação de células de memória: Alguns linfócitos ativados tornam-se células de memória. As células de memória “lembram-se” da infecção à qual foram expostas e podem produzir anticorpos rapidamente se o corpo for exposto novamente à mesma infecção.
Os gânglios linfáticos são uma parte importante do sistema imunológico do corpo. Eles ajudam a proteger o corpo contra infecções, filtrando a linfa, produzindo linfócitos e ativando e diferenciando linfócitos.