casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
Por que existem gotículas de gordura na linfa saindo do íleo?
A linfa que sai do íleo contém gotículas de gordura devido ao processo de absorção de gordura que ocorre no intestino delgado. Aqui está uma explicação do que acontece:
1. Digestão de Gorduras:No intestino delgado, as gorduras são decompostas em componentes menores chamados ácidos graxos e monoglicerídeos por enzimas como as lipases. As lipases trabalham em conjunto com os sais biliares produzidos pelo fígado para emulsionar as gorduras, tornando-as mais fáceis de digerir.
2. Absorção de ácidos graxos e monoglicerídeos:Uma vez que as gorduras são decompostas, os ácidos graxos e monoglicerídeos são absorvidos pelas células epiteliais que revestem o intestino delgado. Eles são absorvidos por proteínas especiais chamadas proteínas de ligação a ácidos graxos (FABPs) e transportados através do enterócito (célula epitelial intestinal) até o sistema linfático.
3. Formação de Quilomícrons:Dentro do enterócito, os ácidos graxos e monoglicerídeos absorvidos são reesterificados para formar triglicerídeos. Esses triglicerídeos, juntamente com o colesterol e os fosfolipídios, são empacotados em estruturas chamadas quilomícrons. Quilomícrons são lipoproteínas que transportam gorduras alimentares do intestino para outros tecidos do corpo.
4. Drenagem de quilomícrons para a linfa:Os quilomícrons são muito grandes para serem absorvidos diretamente pela corrente sanguínea, por isso são transportados através do sistema linfático. Os lácteos, que são vasos linfáticos nas vilosidades do intestino delgado, coletam os quilomícrons e os transportam para os gânglios linfáticos mesentéricos. A partir daí, o fluido linfático, agora contendo os quilomícrons, drena para o ducto torácico e eventualmente entra na corrente sanguínea.
Portanto, a presença de gotículas de gordura na linfa que sai do íleo é resultado da absorção e transporte de gorduras alimentares na forma de quilomícrons. Esses quilomícrons transportam as gorduras para diversos tecidos, onde podem ser utilizadas como fonte de energia ou armazenadas para uso posterior.