casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
Como a linfa circula pelo corpo?
O sistema linfático é uma rede de vasos, tecidos e órgãos que ajudam a transportar a linfa, um fluido claro que contém glóbulos brancos e outras células do sistema imunológico, por todo o corpo. Veja como a linfa circula pelo corpo:
1. Filtração de fluidos:A linfa é formada quando o excesso de fluido, proteínas e resíduos de tecidos e órgãos vazam dos capilares (minúsculos vasos sanguíneos) para os espaços intersticiais circundantes. Este fluido é chamado de fluido intersticial.
2. Capilares Linfáticos:O sistema linfático começa com capilares linfáticos, que são vasos microscópicos presentes em quase todos os tecidos do corpo. Esses capilares são altamente permeáveis, permitindo que o líquido intersticial (agora chamado de linfa) entre no sistema linfático.
3. Vasos Linfáticos:Os capilares linfáticos se fundem para formar vasos linfáticos maiores, que transportam a linfa para longe dos tecidos. Os vasos possuem válvulas unidirecionais para garantir que a linfa flua em uma direção, em direção ao coração.
4. Gânglios Linfáticos:A linfa flui através dos gânglios linfáticos, que são órgãos em forma de feijão localizados por todo o corpo. Esses nós atuam como filtros, prendendo e removendo detritos, bactérias, vírus e outras substâncias nocivas da linfa.
5. Baço:A linfa dos órgãos abdominais, exceto fígado e rins, é filtrada através do baço. O baço remove glóbulos vermelhos danificados, patógenos e outras partículas estranhas.
6. Ducto Torácico e Ducto Linfático Direito:O ducto torácico é o maior vaso linfático do corpo. Recebe linfa dos braços, cabeça, pescoço, tórax e abdômen. O ducto linfático direito coleta a linfa do braço direito e da parte superior direita do corpo. Ambos os dutos desembocam nas veias subclávias, perto do coração.
7. Recirculação na corrente sanguínea:Uma vez que a linfa tenha sido filtrada através dos gânglios linfáticos e outros órgãos linfóides, ela entra novamente na corrente sanguínea através das veias subclávias. Isto completa a circulação linfática, garantindo um fluxo contínuo de linfa por todo o corpo e proporcionando proteção imunológica.