casa | | Informação em Saúde > | câncer | linfoma
O que é linfonodo proeminente paraaórtico?
Os gânglios linfáticos para-aórticos referem-se aos gânglios linfáticos localizados ao longo da aorta, que é a principal artéria que transporta o sangue do coração para o resto do corpo. Linfonodos para-aórticos proeminentes indicam que esses linfonodos estão aumentados ou inchados.
Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos em forma de feijão que desempenham um papel importante no sistema imunológico do corpo. Eles ajudam a filtrar bactérias, vírus e outras substâncias estranhas dos tecidos e fluidos do corpo. Quando os gânglios linfáticos se tornam proeminentes ou aumentados, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, como infecção, inflamação ou câncer.
Na maioria dos casos, os gânglios linfáticos para-aórticos proeminentes são causados por uma condição benigna (não cancerosa), como uma infecção ou inflamação dos próprios gânglios linfáticos ou de tecidos próximos. No entanto, em alguns casos, os gânglios linfáticos para-aórticos proeminentes podem estar associados a certos tipos de cancro, como o linfoma (um tipo de cancro do sangue) ou cancros gastrointestinais que se espalharam para os gânglios linfáticos.
A presença de linfonodos para-aórticos proeminentes é frequentemente descoberta por meio de exames de imagem, como tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (ressonância magnética). Avaliações adicionais, como uma biópsia dos gânglios linfáticos, podem ser necessárias para determinar a causa do aumento e descartar quaisquer condições médicas graves.
Se você tiver linfonodos para-aórticos proeminentes, é importante consultar um médico para avaliação e tratamento adequados. O médico pode determinar a causa subjacente dos gânglios linfáticos aumentados e recomendar o tratamento adequado, se necessário.